Topo

Classificado, Santos joga focado em decisões extracampo e negociações

Goleiro Everson é um problemas extracampo do Santos que precisam ser resolvidos  - Ivan Storti/Santos FC
Goleiro Everson é um problemas extracampo do Santos que precisam ser resolvidos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/07/2020 04h00

Classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista, o Santos entra em campo hoje (26) diante do Novorizontino, às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, pela última rodada da fase de grupos da competição, focado em decisões extracampo e negociações.

A diretoria santista ainda não decidiu o que fazer com o goleiro Éverson, que pediu rescisão contratual na Justiça, mas teve pedido negado duas vezes em primeira instância. O problema é que tudo indica que a audiência só deve ocorrer em agosto.

Até lá, o Santos espera resolver o futuro do goleiro. O clube paulista sabe do "namoro" do jogador com o Atlético-MG e, segundo apurou o UOL Esporte, a cúpula alvinegra promete não dificultar a transferência. Porém, o alvinegro praiano não abre mão de ser ressarcido pelos mineiros.

Inicialmente, os santistas não estão dispostos a perdoar Éverson para que retorne ao gol do time de Jesualdo Ferreira. No entanto, caso não haja acordo com nenhum clube no mercado da bola, a diretoria deixará a decisão cargo do técnico português.

Além de Éverson, o Santos está focado em mais duas decisões relacionadas ao futuro de seus atletas: Eduardo Sasha, que também acionou o alvinegro na Justiça, e o zagueiro Lucas Veríssimo, que pode ser a salvação dos problemas financeiros do clube caso seja negociado para o exterior.

No caso de Sasha, o Sharjah FC, dos Emirados Árabes Unidos, fez uma consulta nos últimos dias, mas ainda não apresentou nenhuma proposta oficial.

Veríssimo, por sua vez, interessa ao Benfica, de Portugal, a pedido do novo treinador da equipe, o português Jorge Jesus, ex-Flamengo, mas também não chegou uma oferta oficial. O presidente do Santos, José Carlos Peres, conversou com os novos empresários do zagueiro Lucas Veríssimo, Paulo Pitombeira e Marcelo Pettinati, nos últimos dias e definiu um valor para negociar o defensor: 7 milhões de euros (cerca de R$ 42,3 milhões na cotação atual).

Peres, aliás, tenta definir todas essas situações com a cabeça quente. Isso porque a torcida faz campanha por sua renúncia e protesta diariamente contra o mandatário santista, na Vila Belmiro, CT Rei Pelé e até como em frente ao prédio que reside o dirigente na Capital. Os protestantes exigem um encontro pessoal com José Carlos Peres.

Time

Para enfrentar o Novorizontino, o técnico Jesualdo Ferreira não conta com o volante Carlos Sánchez. Expulso no último jogo, o uruguaio cumpre suspensão. Em contrapartida, o português volta a contar com Jobson, que deve ser o substituto do uruguaio no meio-campo.

O atacante Raniel com trauma no joelho esquerdo é dúvida. O ex-atacante de São Paulo e Cruzeiro sofreu uma pancada no fim do empate contra o Santo André, na Vila Belmiro, e foi substituído. De qualquer forma, o titular hoje do comando do ataque é Kaio Jorge.

Ficha Técnica

Novorizontino x Santos

Data: 26 de julho de 2020
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em Itaquera (SP)
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine e Leonardo Tadeu Pedro

NOVORIZONTINO: Oliveira, Lepu, Bruno Aguiar, Adriano Mina e Reverson; Léo Baiano, Adilson Goiano e Vinicius Kiss; Guilherme Queiroz, Cléo Silva e Léo Santiago
Técnico: Roberto Fonseca

SANTOS: Vladimir, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca e Jean Mota; Marinho, Soteldo e Kaio Jorge
Técnico: Jesualdo Ferreira