Topo

Flamengo congela renovações e concentra esforços em busca por novo técnico

Diego Alves sinaliza para companheiros do Fla durante final contra o Fluminense. Goleiro tem contrato até o fim do ano - Buda Mendes/Getty Images
Diego Alves sinaliza para companheiros do Fla durante final contra o Fluminense. Goleiro tem contrato até o fim do ano Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/07/2020 04h00

Em busca de um substituto para Jorge Jesus, o Flamengo concentra todos os seus esforços nessa missão. Sem uma solução para o caso, o clube desacelerou os outros temas e não prevê movimentos até que esta questão seja sanada.

Essa postura mais cautelosa do Fla resulta na paralisação de conversas por renovações de contrato, por exemplo. O goleiro Diego Alves e o meia Diego são dois que têm acordo até o dia 31 de dezembro e ainda aguardam uma resolução sobre o futuro.

As conversas para a prorrogação do vínculo já estavam mais lentas por conta da pandemia, visto que o Rubro-Negro ainda faz as contas para saber o tamanho do rombo financeiro. Ante a tarefa urgente de repor a saída do Mister, o assunto foi totalmente colocado em segundo plano e saiu da agenda.

Apesar desta desaceleração, a renovação do goleiro é tratada como favas contadas no clube. Um dos líderes do elenco, o atleta conta com admiração irrestrita e é tido como um dos pilares para a construção do Flamengo mais vitorioso das últimas décadas. O vice de futebol Marcos Braz é fã declarado do jogador e um dos avalistas do futuro acordo.

O camisa 10 também tem muito cartaz na Gávea, mas a permanência não é tão certa assim e divide opiniões. O meia conta com muito apoio interno, mas há dirigentes que contestam um eventual novo vínculo. A seu favor pesam o profissionalismo, os serviços prestados ao longo dos anos e o fato de ser um jogador com características raras no Brasil.

O lateral direito Rafinha é outro que tem a situação aberta. Ele tem acordo até o meio de 2021, mas há uma cláusula que prevê a liberação sem custos em caso de uma proposta atraente de fora do Brasil.

Como chegou ao clube carioca sem custos, uma vez que não foi preciso pagar multa rescisória ao Bayern Munique, seu contrato foi construído com esta condição. Assim, ele pode rescindir com os rubro-negros a qualquer hora se aceitar uma proposta de fora. Para o mercado externo, um eventual interessado não precisaria desembolsar nenhum valor ao clube da Gávea. Caso algum brasileiro queira contar com o reforço, a conta seria salgada: em torno de R$ 33 milhões pela liberação.

Perder Rafinha, no entanto, não passa pela cabeça da diretoria. Além do retorno técnico, ele exerce grande influência no elenco e é um dos principais responsáveis pela harmonia no Ninho do Urubu.

Maurício segue trabalho
Maurício Souza comanda Flamengo enquanto clube busca substituto de Jesus - DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO - DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Maurício Souza comanda Flamengo enquanto clube busca substituto de Jesus
Imagem: DANIEL CASTELO BRANCO/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Ao passo que um novo profissional não é contratado, o técnico Maurício Souza, do sub-20, segue comandando as atividades no Ninho do Urubu. O time volta a treinar hoje e o departamento de futebol estuda o cronograma até a volta do Campeonato Brasileiro. Em tempos de crise sanitária, os responsáveis pelo departamento de futebol avaliam os nomes oferecidos e ainda não têm viagem marcada para o continente europeu.