Topo

Veja "trunfos" de Corinthians e Palmeiras com 5 substituições contra baixas

Ramiro, por exemplo, é uma das novidades do Corinthians para o clássico contra o Palmeiras - César Greco/Palmeiras (Divulgação)
Ramiro, por exemplo, é uma das novidades do Corinthians para o clássico contra o Palmeiras Imagem: César Greco/Palmeiras (Divulgação)

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/07/2020 15h53

A volta do futebol paulista nesta, quarta-feira, às 21h30, em Itaquera, pelo Paulistão, marca também uma novidade no estado junto do clássico Palmeiras x Corinthians: as cinco substituições que agora são permitidas pela Fifa até o final do ano.

No Campeonato Carioca, o primeiro do Brasil a voltar, a nova arma já foi bastante utilizada pelos times, sobretudo nas finais entre Flamengo e Fluminense, em que os dois times abusaram das trocas para tentar alterar o jogo e compensar a falta de condições físicas ideias dos jogadores.

E, nesta quarta, para Palmeiras e Corinthians, a possibilidade da de usufruir da nova regra será importante, sobretudo porque os dois times estão remodelados e com alguns problemas se comparados a como estavam há 4 meses, data inicial do duelo, antes da remarcação por conta da pandemia.

Do lado corintiano, saíram do elenco Vagner Love, Yony Gonzalez, Pedro Henrique e Richard. Além deles, o volante Cantillo, com covid-19, não joga. Pelo alviverde, apenas Dudu, o melhor do time, deixou o elenco. Mas a equipe de Vanderlei Luxemburgo tem outros problemas: Marcos Rocha, suspenso, Gustavo Gomez, com problemas contratuais e Covid, e Gabriel Veron, lesionado, estão fora. Além disso, por enquanto, Rony não tem escalação garantida após veto da Fifa — o Palmeiras aposta em um pedido e efeito suspensivo do atleta. Se a situação de Rony não for revertida, o número de peças que os dois times não terão à disposição, na comparação com a data inicial do jogo, soma 9 atletas.

Diante disso, veja prováveis escalações dos times para o jogo desta noite e possíveis escalações das duas equipes.

Corinthians

Léo Natel - Divulgação/Site oficial do Corinthians - Divulgação/Site oficial do Corinthians
Imagem: Divulgação/Site oficial do Corinthians

O Corinthians deve entrar em campo com Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar, Sidcley; Gabriel, Camacho, Luan; Ramiro, Boselli e Janderson (Everaldo). No banco de reservas, o técnico Tiago Nunes conta, principalmente, com reforços do mercado da bola e das categorias de base. Léo Natel, revelado pelo São Paulo e um dos "xodós" de Rogério Ceni, é uma das opções para o ataque. O ídolo são paulino promoveu o atleta quando foi técnico do Tricolor e ainda o contratou para o Fortaleza. O Corinthians está confiante que o atleta pode render no clube.

Léo Natel é considerado uma opção para os lados de campo, pois tem velocidade e gosta do "um contra um". Além disso, a finalização do jogador é bastante elogiada internamento. Diferente de Jô, ele foi inscrito a tempo de jogar o clássico hoje na Arena Corinthians.

Outro reforço - neste caso já estreou - é o volante Ederson. No entanto, o ex-atleta do Cruzeiro, um dos poucos destaques na campanha do rebaixamento no Brasileiro do ano passado, ainda não teve uma boa oportunidade com o técnico Tiago Nunes. No entanto, o volante é uma boa opção para mudar a característica do meio-campo caso precise de mais qualidade técnica.

Ederson possui características de meia-armador e, inclusive, já atuou nessa posição no Cruzeiro. Caso o time apresente dificuldades na saída de bola com Gabriel no lugar de Camacho, o ex-cruzeirense pode ser uma boa opção para Tiago Nunes. Além de Natel e Ederson, o Corinthians ainda conta com Davó, reforço do Guarani que ainda não justificou sua contratação.

O Corinthians não divulgou os relacionados para o clássico. Por conta disso, o banco de reservas é um mistério. Mas existe a possibilidade de Tiago Nunes relacionar alguns "pratas da casa" recém-promovidos para o time principal e que podem surgir como surpresas durante o clássico: casos de Xavier, Roni, Ruan Oliveira e Gabriel Pereira, este último o principal destaque no time da Copa São Paulo de Futebol Junior deste ano.

Palmeiras

rony - Bruno Ulivieri/Agif - Bruno Ulivieri/Agif
Imagem: Bruno Ulivieri/Agif

O Palmeiras entrará em campo com algumas baixas, como Dudu, emprestado ao Al-Duhail, do Qatar. O time também não poderá contar com o zagueiro Gustavo Gómez, mas terá o atacante Rony, liberado depois de um efeito suspensivo. Além disso, Gabriel Veron, que teria vaga no time hoje, está lesionado. Marcos Rocha, por sua vez, cumprirá suspensão.

Diante desse cenário e com menos opções que o normal, o técnico Vanderlei Luxemburgo pode dar chances aos seguintes reservas durante o jogo: os laterais Mayke e Diogo Barbosa, o volante Patrick de Paula, o meia Zé Rafael, além de Luan Silva no ataque.

Embora atue no meio-campo, Gabriel Menino deve ser titular, com Mayke como opção no banco. Zé Rafael pode ser lançado durante a partida em até duas funções: no lugar de Ramires ou Bruno Henrique ou mais à frente, substituindo Gustavo Scarpa ou Raphael Veiga.

Já Patrick de Paula é uma opção para o meio-campo defensivo, na função executada por Ramires e Bruno Henrique. O lateral Diogo Barbosa e atacante Luan Silva são opções para as vagas do uruguaio Matías Viña e Willian (ou de Rony), respectivamente.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x PALMEIRAS

Data: 22 de julho de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: Campeonato Paulista (11ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Mendez, Gil e Sidcley; Camacho e Cantillo; Ramiro, Luan e Janderson; Boselli. Técnico: Tiago Nunes

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Vitor Hugo e Matías Viña; Ramires, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa (Rony), Luiz Adriano e Willian. Técnico: Vanderlei Luxemburgo