Topo

Fla vê paz abalada com saída de Jesus e encara missão delicada por troca

Técnico Jorge Jesus assina com Flamengo e posa ao lado de Landim, Braz e Spindel - Alexandre Vidal / Flamengo
Técnico Jorge Jesus assina com Flamengo e posa ao lado de Landim, Braz e Spindel Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/07/2020 04h00

Assim que começou o seu processo de saneamento financeiro, em 2013, o Flamengo traçou um plano ousado a médio prazo: fazer valer o poder de sua marca, colocar as contas em dia e atingir o tal "patamar europeu" sonhado há anos na Gávea.

Passados sete anos, o Rubro-Negro pode se orgulhar de ter virado uma ilha de prosperidade e paz no futebol brasileiro, com as finanças organizadas e títulos na conta. Mas, apesar desse status, o clube encara dias de rara turbulência e enfrenta sua missão mais delicada dos últimos tempos para manter sua hegemonia em campo: substituir Jorge Jesus. Após uma longa novela, o Fla viu o contrato que ia até o meio de 2021 ser rompido muito antes do imaginado, fato que gerou apreensão e agitou os bastidores.

Ironicamente, o protagonismo imaginado veio pelas mãos de um europeu, que volta para o seu país natal e deixa uma lacuna que preocupa os dirigentes. Sem o Mister, a direção calcula milimetricamente os passos para acertar no alvo mais uma vez. Sem o seu comandante, a sensação no clube é que será difícil repetir a química ocorrida com o português, embora haja confiança de que o trabalho em curso não sucumbirá a essa troca.

O Flamengo atual colhe os frutos desses anos de cintos apertados até o início da colheitas das taças, e vê uma chuva de ofertas de nomes que vêm do Velho Continente, tornando o Rubro-Negro uma vitrine que hoje desperta interesse além das fronteiras. O português Leonardo Jardim e o espanhol Miguel Ángel Ramírez são nomes na pauta, mas não são os únicos que estão sendo avaliados. Enquanto não houver definição, Maurício Souza, do sub-20, comanda os trabalhos, que serão reiniciados amanhã (22) após o título do Carioca.

A ideia dos homens do departamento de futebol é que o bastão seja passado sem que haja uma ruptura traumática. Com um grupo forte formado, o plano é trazer um substituto que mantenha o DNA rubro-negro implementado pelo Mister. A vocação ofensiva é condição primordial para que a escolha seja feita.

Por ora, os contatos estão sendo tocados de forma remota e o Fla conta com intermediários que abrem as portas nas tratativas com os europeus cotados. Quando houver a necessidade de uma negociação olho no olho, a tendência é que o vice de futebol Marcos Braz e o diretor Bruno Spindel embarquem e tragam na bagagem o novo contratado.

O Rubro-Negro respira aliviado com o fato de a saída ter ocorrido justamente em um momento sem jogos, o que dá um pouco mais de tranquilidade para que seja feita essa transição. Amanhã (22), o elenco voltará aos treinos sob a batuta de Maurício Souza, técnico do sub-20. Se tudo correr a contento, semana que vem um novo ciclo já deverá ser iniciado.

Almoço de despedida

Na tarde de ontem (20), Jesus e sua comissão técnica participaram de um almoço no Ninho do Urubu. Com direito a churrasco e samba, os portugueses confraternizaram com jogadores e funcionários do centro de treinamento. Diante do fim deste capítulo, o Flamengo concentra esforços na negociação que pode definir os rumos do clube na temporada.