Topo

Gaúcho - 2020

Impasse sobre sedes gera dúvida no Gauchão. FGF aguarda para alterar tabela

Incerteza sobre locais de partida cria nova realidade para retomada do Campeonato Gaúcho - Divulgação
Incerteza sobre locais de partida cria nova realidade para retomada do Campeonato Gaúcho Imagem: Divulgação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/07/2020 15h49

O Campeonato Gaúcho vive momentos de incerteza. Depois da reunião emergencial convocada pela Federação Gaúcha de Futebol e a determinação do Gre-Nal em Caxias do Sul, o município de Pelotas vetou o Bra-Pel na cidade em razão de um atleta do testar positivo para covid-19. E outras cidades também não garantem abrir portas para jogos.

O primeiro veto foi de Porto Alegre, ainda na semana passada, forçando o Gre-Nal a migrar para serra gaúcha. Descontente com a necessidade de ir até Caxias do Sul, o Internacional - mandante na partida - solicitou transferência para Novo Hamburgo, que fica na região metropolitana da capital.

Porém, ontem, a prefeitura da cidade informou que não aceitará realização de jogos no Estádio do Vale. A medida não implicou apenas na manutenção do jogo entre Inter e Grêmio no estádio Centenário, em Caxias, mas também afetou o Novo Hamburgo, que anteriormente tinha autorização para mandar seus jogos na cidade.

Sem 'ter onde jogar', o Novo Hamburgo teve oferecida possibilidade de atuar na vizinha São Leopoldo. O estádio Cristo Rei foi apresentado como alternativa pelo presidente do Aimoré, Ronaldo Vieira, mas a situação ainda é incerta.

"Quando o Governo liberou o campeonato, pedimos para o Aimoré nos mandar o protocolo para os jogos dele. Os jogos do Aimoré na cidade estão liberados, foi isso que acompanhamos e acordamos. Agora, os jogos do Novo Hamburgo, fiquei sabendo pelo presidente da possibilidade de transferir para São Leopoldo. Vamos nos reunir com nossa equipe técnica para avaliar essa solicitação, mas não estão liberados jogos que não sejam do Aimoré em São Leopoldo", disse o prefeito Ary Vanazzi à Rádio Guaíba.

Enquanto isso, a Federação Gaúcha de Futebol aguarda respostas das prefeituras para redefinir a tabela do campeonato. O jogo entre Pelotas e Brasil de Pelotas, por exemplo, tem data e local incertos. A prefeitura da cidade informou em nota que a partida está adiada.

Em nota, a Federação Gaúcha de Futebol informou que irá cumprir as determinações da prefeitura de Pelotas e que irá manter contato com clubes e demais prefeituras de cidades que receberão jogos para definições ao longo da semana.

A quarta rodada do returno, que marca a retomada da competição após a paralisação em razão da pandemia de novo coronavírus, está mantida. O Gre-Nal, por exemplo, segue definido para quarta-feira às 21h30 (de Brasília).

Na reunião de ontem entre FGF e presidentes de clubes ficou afastada a possibilidade de cancelamento do campeonato.