Topo

Santos

Quem são as promessas que devem fazer o Santos esquecer Yuri Alberto

Kaio Jorge (esq.) e Marcos Leonardo (dir.) tiveram tanto destaque quanto Yuri Alberto na base do Santos - Ivan Storti e Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Kaio Jorge (esq.) e Marcos Leonardo (dir.) tiveram tanto destaque quanto Yuri Alberto na base do Santos Imagem: Ivan Storti e Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

18/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Kaio Jorge e Marcos Leonardo tiveram tanto, ou mais, sucesso na base quanto Yuri Alberto
  • Kaio já faz parte do profissional e marcou seu primeiro gol nesta temporada, decidindo um resultado na Libertadores
  • Marcos Leonardo foi titular na Copa São Paulo com apenas 16 anos e marcou três gols em três jogos
  • Após a Copinha, Marcos foi promovido ao time sub-23 para ser observado mais de perto por Jesualdo e pode subir em breve

A fila anda nas categorias de base do Santos. Com a saída de Yuri Alberto, que deixou o clube em litígio e acertou com o Internacional, dois centroavantes de potencial até maior despontam como opções para o técnico Jesualdo Ferreira: Kaio Jorge e Marcos Leonardo.

O primeiro já é conhecido do torcedor santista. Kaio renovou contrato com o Santos em negociação que se arrastou por cerca de seis meses e começou a brilhar nesta temporada — foi dele o gol que deu a vitória, de virada, ao Peixe diante do Defensa y Justicia (ARG) pela Libertadores.

Kaio soma 14 jogos pelo time profissional e o tento foi o primeiro anotado. Yuri Alberto, um ano mais velho, jogou 27 vezes pela equipe de cima e marcou três gols, mas nenhum deles foi o chamado "gol decisivo", aquele que muda o resultado de um jogo, como o anotado por Kaio na Argentina.

Kaio e Yuri foram presenças frequentes na seleção brasileira sub-17 e disputaram competições importantes, como o Mundial. Enquanto Yuri terminou em terceiro no torneio, marcou um gol e foi titular em apenas um dos quatro jogos que participou, Kaio foi campeão, titular em toda a campanha e ficou entre os artilheiros do torneio com cinco gols marcados.

Já o segundo, Marcos Leonardo, ainda é menos conhecido pelo torcedor santista. Com apenas 16 anos, ele foi titular do ataque na Copa São Paulo desta temporada e anotou três gols em três partidas. Marcos já é observado de perto, desde a época em que Cuca treinava o Peixe, e chegou a realizar atividades com a equipe profissional, mas atualmente integra o time sub-23.

Os números do centroavante nas categorias de base são espantosos. Ele, inclusive, quebrou o recorde que pertencia a Yuri Alberto no Paulista sub-15: a artilharia com 36 gols em 2018 superou o antigo recorde do torneio que era de 32 tentos marcados por Yuri, em 2016.

Marcos também foi artilheiro do Paulista sub-13 em 2016 com 25 gols. Um ano antes, o "título" tinha sido de Kaio Jorge, com 16, enquanto em 2014 a artilharia pertenceu a Rodrygo, com 19 — no mesmo ano, Yuri Alberto anotou apenas quatro gols.

Em 2017, Marcos Leonardo e Kaio Jorge atuaram juntos no Paulista sub-15, quando o Peixe caiu na semifinal para o São Paulo, e somaram 43 gols: 22 de Kaio e 21 de Marcos. Quem completava o trio de ataque era Renyer, hoje já no profissional.

Mesmo com 17 anos recém-completados, Marcos Leonardo já faz parte do time sub-23 para ser observado ainda mais de perto pela comissão técnica de Jesualdo Ferreira, que comanda as atividades. A tendência é que o jovem centroavante ganhe uma vaga no time profissional em breve após a saída de Yuri Alberto.

Santos