Topo

Fla pode ser campeão carioca na quarta com 100% dos jogos no Maracanã

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/07/2020 00h01

Campeão carioca sem sair de "casa". Este é o cenário que poderá acontecer para o Flamengo nesta quarta-feira (8), no Maracanã, caso vença o Fluminense e conquiste a Taça Rio.

Por conta de uma resolução de diretoria - publicada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) - que considera o Maracanã um "campo neutro", o Rubro-negro atuou todos os jogos da competição até aqui no estádio.

Clubes como Macaé, Resende e Bangu utilizaram-se deste artifício para venderem seus mandos quanto atuaram contra o Flamengo nas Taças Guanabara e Rio.

Nem todos os acordos tiveram seus detalhes revelados, mas sabe-se que no jogo com o Macaé, por exemplo, o Rubro-negro topou arcar com todos os custos operacionais da partida bem como qualquer eventual prejuízo.

Outro que também tinha mando no duelo e jogou no Maracanã foi o Vasco, na segunda rodada da Taça Guanabara, mas por questão de regulamento.

A Ferj prevê que os clássicos têm de ser no "Maior do Mundo", no Nilton Santos ou em São Januário mediante a divisão igualitária de 50% para cada torcida.

Porém, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros não permitem que o visitante tenha mais de 10% em São Januário, o Cruz-maltino não conseguiu realizar a partida em sua casa.

No sorteio de mando de campo para a final da Taça Rio realizado hoje (6) de manhã pela Ferj, o Fluminense escolheu atuar no Maracanã.

No total, Botafogo e Tricolor atuaram três vezes fora de seus domínios. Já o Vasco atuou quatro jogos em outros estádios.

Flu não vinha jogando no Maracanã

Contrário ao retorno de futebol e atuando sob protesto, o Fluminense não vinha utilizado o Maracanã em função do estádio ser vizinho atualmente de um hospital de campanha para a Covid-19.

Fla pode ser campeão antecipado

Caso o Flamengo vença o Fluminense na decisão da Taça Rio, será campeão carioca de maneira antecipada, uma vez que conquistou a Taça Guanabara (1º turno) e foi líder na classificação geral da competição.

Fla foi o único grande que não atuou fora

Maracanã é o estádio que o Flamengo utiliza para mandar suas partidas - Alexandre Vidal / Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Botafogo - Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ (Volta Redonda); Conselheiro Galvão (Madureira) e Luso-Brasileiro (Portuguesa)

Fluminense - Bacaxá-RJ (Cabofriense e Macaé) e Moça Bonita (Bangu)

Vasco da Gama - Raulino de Oliveira (Volta Redonda e Resende), Kléber Andrade, em Cariacica-ES (Boavista) e Bacaxá (Portuguesa)