PUBLICIDADE
Topo

Globo se pronuncia ao vivo e diz passar jogo 'em respeito à Justiça'

Jogo entre Flamengo e Boavista fez emissora abandonar o Carioca - Alexandre Vidal/Flamengo
Jogo entre Flamengo e Boavista fez emissora abandonar o Carioca Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Do UOL, em São Paulo

05/07/2020 12h11

Classificação e Jogos

A Globo usou o "Esporte Espetacular" de hoje para se pronunciar sobre a transmissão das semifinais do Campeonato Carioca. A emissora revelou que televisionará o jogo entre Fluminense e Botafogo em caráter de urgência. Mesmo assim, informou que irá recorrer da decisão.

Durante a semana, o canal chegou a informar que não iria mais transmitir o Campeonato Carioca depois que o Flamengo usou o YouTube para mostrar seu jogo contra o Boavista. Globo e Flamengo não possuem acordo para o estadual deste ano.

Veja o posicionamento da Globo

Por ordem judicial, a Globo vai transmitir o jogo entre Fluminense e Botafogo, ao vivo, às 16 horas, para o Rio e outros estados. Para explicar, vamos fazer um breve retrospecto.

Em 18 de junho, o governo federal publicou uma medida provisória alterando as regras de transmissão no Brasil. Pela MP, os donos da casa passam a ter o direito exclusivo de transmissão dos seus jogos. O Flamengo se baseou nisso para transmitir a vitória sobre o Boa Vista na última quarta-feira, no seu canal de internet.

A Globo, então, rescindiu o contrato de exclusividade pela transmissão do campeonato que havia assinado com a federação e os outros 11 clubes por entender que esse contrato foi violado. Apesar da rescisão, a Globo anunciou que manterá os pagamentos previstos para este ano.

Na sexta-feira à noite, a Globo recebeu uma ordem judicial que obriga a empresa a transmitir os jogos sobre os quais tinha direito. A Globo vai recorrer da decisão, mas em respeito à Justiça e aos clubes, do qual é parceira histórica, vai transmitir a partida entre Fluminense e Botafogo na Globo, no SporTV e no Premiere.

A Globo esclarece que os clubes são livres para transmitir seus jogos ou autorizar que terceiros os transmitam, uma vez que o contrato foi rescindido. Para transmitir o jogo de hoje, a Globo está acionando um protocolo de urgência que garanta a logística para uma transmissão com padrão de qualidade de sempre e que resguarde a segurança e saúde das equipes.

A Globo é parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas. Entende sua importância para clubes, jogadores, marcas e torcedores e reitera sua crença de que o futebol só será capaz de vencer as inúmeras dificuldades com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.

Futebol