Topo

Willian é artilheiro e melhor do Chelsea na volta, mas futuro segue incerto

Willian teve contrato estendido até 31 de agosto para finalizar a temporada - Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images
Willian teve contrato estendido até 31 de agosto para finalizar a temporada Imagem: Darren Walsh/Chelsea FC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/07/2020 04h00

Willian é o melhor jogador do Chelsea desde que o futebol voltou a rolar na Europa. O desempenho de destaque nas quatro partidas pós-paralisação devido à Covid-19, inclusive, faz do brasileiro o artilheiro da equipe londrina neste retorno: são três gols, dois anotados ontem (1º), na derrota para o West Ham por 3 a 2, pelo Campeonato Inglês.

Apesar de chamar para si o protagonismo nesta reta final de temporada, ainda parece 'pouco'. O ponta direita prestes a completar 32 anos segue com futuro indefinido no clube que defende há sete anos.

Willian, assim como diversos jogadores pelo mundo, viu o contrato com os Blues ser encerrado anteontem, data que marca, na teoria, o fim da temporada na Europa, e está livre no mercado. Por conta da pandemia, casualmente, o meia teve o vínculo estendido até 31 de agosto para que pudesse finalizar os compromissos adiados.

A indefinição do futuro, como revelou em conversa exclusiva com o UOL Esporte, acontece pelo fato de o jogador e o clube não chegarem a um acordo pelo tempo de contrato. Enquanto pede três anos de renovação, o clube oferece dois.

À época, ele descartou um retorno ao Brasil e afirmou que a única negociação concreta à sua volta era a de permanência no Chelsea. Agora, com as boas exibições, vai se valorizando para a abertura do mercado europeu.

Coincidência ou não, depois da extensão de contrato Willian comanda o time londrino e prova, de certa forma, que ainda tem bastante a render. Foram três gols e uma assistência no período pós-quarentena, além de elogios pela postura. O brasileiro topou seguir com o elenco nestes jogos restantes mesmo após uma negociação arrastada.

Contra o Manchester City, jogo que marcou o título inglês do Liverpool, balançou as redes em cobrança de pênalti. Ontem, além de bater outra penalidade com precisão, fez um bonito gol de falta. Com os tentos diante do West Ham, como noticiou a "BBC" da Inglaterra, Willian se tornou o primeiro jogador na história da Premier League a marcar nos 12 meses do ano. Somado a isso, o ex-corintiano é o quinto jogador brasileiro que mais foi às redes na história do Inglês.

Enquanto vê uma resposta positiva do camisa 10 brasileiro frente à indefinição do futuro, o Chelsea se reforça no setor ofensivo. Para a próxima temporada, já foram contratados o meia Hakim Ziyech, junto ao Ajax, e o atacante Timo Werner, ex-RB Leipzig, da Alemanha. As novidades têm 27 e 24 anos, respectivamente.