PUBLICIDADE
Topo

TJD-RJ concede liminar a clubes e suspende rebaixamento do Carioca

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/07/2020 01h08

Classificação e Jogos

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) concedeu hoje (1) uma liminar a Nova Iguaçu e Cabofriense e suspendeu o rebaixamento de ambos no Campeonato Carioca. Haverá um julgamento para decidir o mérito da questão e resolver se a queda de ambos será ou não anulada.

A decisão liminar é do presidente em exercício do TJD-RJ, Dr. José Jayme Santoro, que viu "razoabilidade" nas alegações dos dois clubes. Os times pedem na Justiça Desportiva a relativização das normas aplicadas no Estadual por causa da pandemia do novo coronavírus.

Por meio da Medida Inominada, Nova Iguaçu e Cabofriense argumentam que a paralisação do torneio foi prejudicial ao planejamento econômico, financeiro e técnico. "Os clubes de menor investimento foram os mais afetados", defendem, dando como exemplo o final do contrato de jogadores que tinham vínculo por apenas alguns meses. "Para o retorno do campeonato no último dia 18, a situação de desequilíbrio pode ser demonstrada com a perda da maior parte dos elencos dos clubes de menor investimento."

Na decisão liminar, o presidente do TJD-RJ alegou não poder "adentrar no mérito das alegações dos requerentes" e julgou necessária a manifestação dos outros 14 clubes que disputam o Campeonato Carioca. Fato é que a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) não pode homologar o rebaixamento dos dois times até que a questão seja julgada no Tribunal.

Pelos resultados em campo, o Nova Iguaçu seria rebaixado à Série B1, enquanto a Cabofriense desceria para a fase preliminar do Estadual.