Topo

Fluminense

Fluminense dá novo passo com testes, mas mantém cautela quanto à retomada

Presidente Mario Bittencourt e diretor de futebol Paulo Angioni apresentam Odair Hellmann como novo técnico do Fluminense  - Mailson Santana/Fluminense FC
Presidente Mario Bittencourt e diretor de futebol Paulo Angioni apresentam Odair Hellmann como novo técnico do Fluminense Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/06/2020 04h00

O Fluminense vai realizar testes de coronavírus no elenco e funcionários na terça-feira, porém, a diretoria ainda mantém cautela quanto ao retorno das atividades presenciais e vai estudar novos passos apenas após ter os resultados dos exames.

A cúpula do Tricolor deve ter as respostas em mãos no dia 19 e, a partir desta data, vai debater as ações futuras. A diretoria vai consultar autoridades municipais, estaduais e especialistas no assunto, além de analisar comportamentos em Estados em que a curva de contágio de Covid-19 já se mostra em declínio e os campeonatos já têm um avanço maior na discussão pelo retorno.

Internamente, acredita-se que o elenco precisará de, ao menos, 10 dias de treinos antes de voltar aos compromissos oficiais.

Segundo o UOL Esporte apurou, o Fluminense enxerga julho como uma data que, a princípio, parece justa para concessões e realização de jogos. O clube leva em consideração que, ao que tudo indica, a pandemia apresentará números mais brandos, além do fato de a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Conmebol sinalizarem um retorno em agosto.

No entendimento do Tricolor, não faz sentido o Campeonato Carioca voltar de forma precipitada e, posteriormente, os times do Rio de Janeiro terem de ficar apenas treinando no aguardo do início das competições organizadas por outras entidades.

Em nota divulgada na última sexta-feira, a cúpula do Fluminense assegurou que avalia possibilidade de retomada das atividades presenciais "desde que as autoridades mantenham as permissões e a queda dos índices se mostre consistente".

"Neste momento, em que autoridades municipal e estadual sinalizam com a redução das taxas de contaminação e de óbitos, o clube iniciará a testagem de seus atletas e funcionários do departamento de futebol com o objetivo de avaliar a possibilidade de retorno dos treinos presenciais, mantendo protocolos de prevenção - e desde que as autoridades mantenham as permissões e a queda dos índices se mostre consistente. O Fluminense fará consultas formais às secretarias de Saúde do estado e do município".

Fluminense