Topo

Fluminense

Fluminense vai realizar testes para Covid-19 no elenco e funcionários

Presidente do Fluminense, Mário Bittencourt concede entrevista coletiva no CT tricolor - Lucas Mercon / Fluminense
Presidente do Fluminense, Mário Bittencourt concede entrevista coletiva no CT tricolor Imagem: Lucas Mercon / Fluminense

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

12/06/2020 12h35

O Fluminense anunciou, na tarde de hoje (12), que vai realizar testes de Covid-19 em jogadores e funcionários do departamento de futebol "com o objetivo de avaliar a possibilidade de retorno dos treinos presenciais". O Tricolor, que vem se mostrando contrário à retomada das atividades, prorrogou o período de treinos remotos do elenco até amanhã (13). Os exames vão ser feitos na terça-feira.

Em nota publicada no site oficial, o clube assegura que a medida não significa um retorno aos treinos presenciais e que o assunto será avaliado "levando-se em conta todos os riscos da pandemia". O Flu aponta que realizará tal movimentação neste momento "em que autoridades municipal e estadual sinalizam com a redução das taxas de contaminação e de óbitos" e afirma que "fará consultas formais às secretarias de Saúde do estado e do município".

"O clube conta a consultoria profissional de médico infectologista para orientação das medidas que devem ser adotadas no retorno. Além disso, efetuará a sanitização de todas as instalações, que serão utilizadas seguindo o protocolo idealizado pelo departamento médico", diz trecho do documento.

Até aqui, o Tricolor é o único dentre os clubes de maior investimento do Rio de Janeiro que ainda não fez os testes.

Veja nota do Fluminense na íntegra:

"O Fluminense Football Club tem, desde o início da pandemia, seguido à risca as orientações dos órgãos governamentais para evitar a proliferação do COVID-19 entre seus atletas, funcionários e, ressalte-se, entre seus torcedores, dado o caráter exemplar que um clube de futebol exerce para muitos.

Neste momento, em que autoridades municipal e estadual sinalizam com a redução das taxas de contaminação e de óbitos, o clube iniciará a testagem de seus atletas e funcionários do departamento de futebol com o objetivo de avaliar a possibilidade de retorno dos treinos presenciais, mantendo protocolos de prevenção - e desde que as autoridades mantenham as permissões e a queda dos índices se mostre consistente. O Fluminense fará consultas formais às secretarias de Saúde do estado e do município.

O clube conta a consultoria profissional de médico infectologista para orientação das medidas que devem ser adotadas no retorno. Além disso, efetuará a sanitização de todas as instalações, que serão utilizadas seguindo o protocolo idealizado pelo departamento médico.

A testagem será realizada na próxima terça-feira, dia 16, por laboratório especializado. Serão utilizados os testes de IGG/IGM e PCR. Os resultados deverão estar prontos em uma semana. Após esse período, o clube decidirá sobre a retomada dos treinos presenciais. Comissão técnica e funcionários de outros departamentos que atuam no departamento de futebol também serão testados".

Fluminense