PUBLICIDADE
Topo

CAMPEONATOS

La Liga


Forlán vê La Liga como modelo para volta do futebol na América do Sul

Diego Forlán, ex-atacante, foi contratado pelo Peñarol como técnico para a Libertadores - Reprodução/Twitter
Diego Forlán, ex-atacante, foi contratado pelo Peñarol como técnico para a Libertadores Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

03/06/2020 10h16

Classificação e Jogos

O ex-atacante Diego Forlán acredita que o retorno da La Liga pode servir como modelo para a retomada do futebol na América do Sul. O uruguaio, que atualmente é técnico do Peñarol, avalia que os campeonatos sul-americanos podem se inspirar nos protocolos que serão utilizados na Espanha.

"Nós estamos vendo o que está acontecendo na Europa, vendo os seus acertos e erros. É a mesma coisa em relação ao futebol. É sobre a vida e não somente sobre futebol. Agora que a La Liga vai recomeçar é bom para que o governo possa observar os protocolos e o que as pessoas no futebol estão fazendo. Conforme as coisas forem indo bem, isso vai ser muito para nós (na América do Sul)", disse o ex-jogador durante videoconferência que reuniu os embaixadores de La Liga na manhã de hoje.

Forlán, que atuou na Espanha entre 2004 e 2011, destacou ainda que a volta do futebol será um passo difícil após o período de inatividade por conta da pandemia do coronavírus e ressaltou a necessidade de se respeitar os novos protocolos de segurança.

"Hoje em dia todo mundo é profissional e sabe o que fazer, há muitas informações e a tecnologia ajuda. Às vezes é difícil, mas eles estão tentando fazer o melhor para recuperar a condição física e trazer o futebol para todos. O começo será difícil, espero que não haja muitas lesões. Mas todo mundo está na mesma posição, todo mundo vai começar do mesmo ponto", avaliou.

"Todo mundo teve que mudar coisas que estavam acostumados. Se quisermos voltar à vida normal tem que ser desse jeito. Temos que respeitar o protocolo e tentar seguir", completou.

O retorno do Campeonato Espanhol está marcado para o dia 11 de junho. O clássico Sevilla x Betis será o responsável por "reabrir as portas" do futebol na Espanha.

Para conseguir concluir a temporada até 20 de julho, haverá praticamente uma "overdose de partidas". Por conta do calendário apertado, a Federação Espanhola (RFEF) permitirá que sejam disputados jogos em todos os dias da semana para que a competição seja finalizada após três meses de interrupção devido à pandemia.

Veja as datas e horários das rodadas 28 e 29.

La Liga