Topo

Campeonatos

La Liga


Por que a temporada de La Liga é uma das mais equilibradas dos últimos anos

Zagueiro Sergio Ramos, do Real Madrid, e Messi, do Barcelona, em lance pelo clássico do Campeonato Espanhol - OSCAR DEL POZO / AFP
Zagueiro Sergio Ramos, do Real Madrid, e Messi, do Barcelona, em lance pelo clássico do Campeonato Espanhol Imagem: OSCAR DEL POZO / AFP

Do UOL, em São Paulo

03/06/2020 04h00

Será a reta final de uma das edições mais equilibradas dos últimos anos quando a La Liga for retomada a partir de 11 de junho. A briga acirrada pelo título, vagas na próxima edição da Liga dos Campeões e luta contra o rebaixamento certamente agitarão as 11 rodadas que restam para o fim da disputa.

No topo da tabela, tudo é possível. Somente dois pontos separam Barcelona e Real Madrid — o clube catalão soma 58 contra 56 do rival. É a menor diferença após 27 rodadas desde a temporada 2014-15, quando as equipes estavam separadas por apenas um ponto na briga pelo título.

Considerando o mesmo número de jogos nas edições seguintes, a diferença entre líder e segundo colocado nunca foi tão curta: 2015-16 (oito pontos), 2016-17 (cinco pontos), 2017-18 (oito pontos) e 2018-19 (sete pontos).

Isso sem falar que Barça e Real vêm se alternando na liderança ao longo da atual temporada. Nas últimas quatro rodadas, por exemplo, duas terminaram com Messi e cia. na frente e outras duas tiveram os merengues na ponta.

Em resumo, qualquer tropeço pode ser fatal.

O mesmo pode se dizer em relação à disputa por um lugar nas competições europeias. A Real Sociedad, quarta colocada e até o momento dona da última vaga para a próxima edição da Champions, tem o mesmo número de pontos que o quinto colocado, Getafe — ambos com 46 —, mas está à frente na tabela por ter mais vitórias ao longo do torneio. Já o Atlético de Madrid ocupa a sexta posição, com 45 pontos, e até o momento está garantido na Liga Europa, assim como o Getafe.

Na parte de baixo, também há muita história para acontecer. No momento, Espanyol (20 pontos), Leganés (23) e Mallorca (25) estão sendo rebaixados. Mas em um jogo tudo pode mudar, já que Eibar e Celta estão, respectivamente, apenas dois e um ponto à frente da degola. Até mesmo o Valladolid, com 29, está em alerta.

Jogos em quase todos os dias

Para conseguir concluir a temporada até 20 de julho, haverá praticamente uma "overdose de partidas". Por conta do calendário apertado, a Federação Espanhola (RFEF) permitirá que sejam disputados jogos em todos os dias da semana para que a competição seja finalizada após três meses de interrupção devido à pandemia do coronavírus.

Em comunicado enviado à imprensa espanhola na semana passada, o conselho afirmou que os times concordaram com os termos.

"Desde o desenvolvimento das conversações, concluiu-se que não haverá problemas ou dificuldades para especificar dias de jogo e horários", aponta o texto.

Calendário

O clássico Sevilla x Betis vai "reabrir as portas" do futebol na Espanha. A partida será a única a ser realizada em 11 de junho.

O Barcelona, líder da competição, vai a Mallorca enfrentar o time local, que está na zona de rebaixamento. O duelo acontecerá no dia 13. Já o Real Madrid, que está a apenas dois pontos do seu maior rival, fará seu primeiro jogo pós-pausa contra o Eibar, no dia 14.

Veja as datas e horários das rodadas 28 e 29.