Topo

Antes do United, Cantona brilhou na França; veja seus golaços no país

Eric Cantona, ídolo do Manchester United, chega para o Laureus na Malásia - Samsul Said/Reuters
Eric Cantona, ídolo do Manchester United, chega para o Laureus na Malásia Imagem: Samsul Said/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/05/2020 04h00

No dia 24 de maio de 1966, nasceu em Marselha na França, Eric Cantona. O atacante fez história no Manchester United, se tornando um grande ídolo, além de ter conquistado em toda sua carreira 16 títulos, mas antes disso iniciou sua trajetória em seu país natal, se destacando. No 54º aniversário do craque, o UOL Esporte relembra momentos de sua carreira e os golaços que marcaram sua passagem pela França.

Ele vestiu as camisas dos times franceses Olympique de Marseille, Montpellier, Bordeaux, Nimes e Auxurre. Cantona também ficou conhecido dentro de campo por seus problemas disciplinares.

França

Sua carreira se iniciou no clube francês Auxurre em 1983 aos 17 anos, mais tarde foi emprestado ao Martigues e retornou após alguns meses. Pela equipe foram 94 jogos e 29 gols.

Em 1988, foi contratado pelo Olympique de Marseille, onde ficou de 1988 a 1991. Exibindo um bom futebol, a habilidade dentro de campo e os gols de Cantona ajudaram o clube a levantar três taças, entre elas, duas vezes o Campeonato Francês e uma vez a Copa da França, vivendo uma boa fase de sua carreira. Pelo clube jogou 43 jogos, marcou 14 gols e deu 2 assistências.

Depois da boa fase, o jogador foi emprestado ao Montpellier, clube em que ficou apenas uma temporada, ele fez 20 jogos e 5 gols. Após a temporada, Cantona foi negociado com o Nimes em um projeto de retorno à primeira divisão do Campeonato Francês. Não jogou muito tempo pela equipe, pois sofreu algumas suspensões, foram apenas 4 partidas jogadas.

Pela seleção da França, ele jogou 45 partidas entre os anos de 1987 a 1995, foram 45 partidas, 20 gols e 3 assistências.

Após a má fase, o jogador decidiu se aposentar do futebol em 16 de dezembro de 1991, porém voltou atrás e iniciou novamente sua carreira, porém agora na Inglaterra. No país, passou pelo Leeds United e pelo Manchester United, clube em que se tornou ídolo, conquistando 12 títulos.

No dia 16 de maio de 1997, Eric Cantona fez sua última partida, pendurando suas chuteiras. Após sua aposentadoria, ele seguiu carreira como ator, tendo participado de filmes como "À procura de Eric" em que interpretava seu próprio personagem no tempo em que jogava pelos Red Devils, "Identidade Trocada","Elizabeth" e "Os rebeldes do futebol", filme que conta a história de cinco jogadores, entre eles, o brasileiro Sócrates.