PUBLICIDADE
Topo

Ministro diz que data para volta do Italiano será anunciada em 28 de maio

Cristiano Ronaldo em ação na partida entre Juventus e Sassuolo pelo Campeonato Italiano - Marco Bertorello/AFP
Cristiano Ronaldo em ação na partida entre Juventus e Sassuolo pelo Campeonato Italiano Imagem: Marco Bertorello/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 16h21

Classificação e Jogos

O ministro italiano dos Esportes, Vincenzo Spadafora, afirmou hoje que em 28 de maio será anunciada a data para o retorno do Campeonato Italiano.

"Convoquei uma reunião para 28 de maio. Nesta data, teremos os dados à disposição para poder decidir, junto com o governo, uma data para o reinício", declarou o ministro, sem citar se o formato continuará com pontos corridos ou se o campeão será definido em mata-mata.

"Quem decide o formato são as federações. O importante é começar o campeonato para terminá-lo, então todas as soluções são importantes. A escolha da França de encerrar o campeonato é a mais fácil de fazer. O futebol é uma grande indústria, é justo que possa reabrir agora que todo o resto do país está retomando."

Spadafora também declarou que as equipes do Italiano estão liberadas a treinarem em grupos. Até então, apenas treinamentos individuais eram permitidos para diminuir a chance de contágio do novo coronavírus.

"É uma ótima notícia. Os treinos coletivos podem voltar. Também foram feitos esclarecimentos sobre o tempo de quarentena quando um jogador testa positivo [para o novo coronavírus]. O positivo vai para quarentena e os demais podem continuar trabalhando, mas controlados. É justo que o futebol tenha a possibilidade de voltar com segurança", disse.

Com o novo protocolo, os treinos passarão a contar com mais jogadores, e os atletas não serão mais obrigados a dormirem nos centros de treinamento. Eles só terão que permanecer nas instalações do clube caso um companheiro de time teste positivo para a covid-19.