PUBLICIDADE
Topo

No aniversário de Iniesta, veja golaços e assistências dele pelo Barcelona

Iniesta comemora gol do Barcelona contra o Vilarreal em 2015 - Alejandro García/EFE
Iniesta comemora gol do Barcelona contra o Vilarreal em 2015 Imagem: Alejandro García/EFE

Do UOL, em São Paulo

11/05/2020 14h33

No dia 11 de maio de 1984, nascia o meio-campista Andrés Iniesta, que fez história defendendo as cores do Barcelona. Foram 22 anos de serviço e uma série de títulos conquistados pelo astro, que atualmente joga no Vissel Kobe, do Japão.

No 36º aniversário de Iniestra, o UOL Esporte relembra sua trajetória, com direito a vídeos de golaços e assistências do astro. Confira:

Barcelona

O Barcelona foi o clube da carreira de Iniesta. Começando na base grená com 12 anos, o meio-campista se destacou e chegou ao profissional com 19 anos. Em 2005, já se firmava como umas das principais peças do time.

Pelo time catalão, foram 674 partidas, 57 gols e 140 assistências. Vivendo o auge de sua carreira ao lado de Lionel Messi, Xavi e outros craques, o meio-campista conquistou mais de 30 títulos com a equipe.

Vencedor de quatro títulos da Liga dos Campeões, Iniesta ainda comemorou pelo clube três conquistas do Mundial de Clubes, nove do Campeonato Espanhol, três da Supercopa da Europa, sete da Supercopa da Espanha e seis da Copa do Rei.

Bola de prata em 2010, ano em que ficou atrás apenas de Messi, e Bola de Bronze em 2012, quando foi superado pelo argentino e por Cristiano Ronaldo, o jogador se tornou um dos maiores meias que já passaram no clube, além de escrever sua história no futebol mundial como um dos principais meio-campistas da Espanha.

Vissel Kobe

Em maio de 2018, Iniesta se despediu do clube catalão sendo ovacionado no Camp Nou e foi anunciado no Vissel Kobe, time que joga a primeira liga do Japão. Na casa nova, foram 44 jogos, dez gols e 13 assistências, conquistando a Copa e a Supercopa do Japão.

Seleção espanhola

Jogando pela seleção da Espanha, o craque subiu no mais alto lugar do pódio vencendo a Copa do Mundo de 2010, sendo um dos principais jogadores da equipe. Iniesta também conquistou duas vezes a Eurocopa e participou de quatro edições da Copa do Mundo: 2006, 2010, 2014 e 2018. Foram 131 jogos, 13 gols e 29 assistências.

Futebol