Topo

Cruzeiro

Cruzeiro toma providências para realizar eleição presencial em meio à crise

Votação para presidente do clube e do conselho deliberativo será presencial no dia 21 de maio - Igor Sales/ Cruzeiro
Votação para presidente do clube e do conselho deliberativo será presencial no dia 21 de maio Imagem: Igor Sales/ Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

05/05/2020 04h00

Mesmo com a necessidade do isolamento social para evitar a proliferação do novo coronavírus, o Cruzeiro vai realizar sua eleição para presidente do clube e do Conselho Deliberativo. O pleito está agendado para o dia 21 deste mês, e uma série de medidas já está sendo tomada pelo clube mineiro.

A princípio, foi cogitada a possibilidade de adiar o pleito ou até de realizá-lo no formato online. Mas o Cruzeiro conseguiu a autorização das autoridades de saúde de Belo Horizonte para fazer a votação no clube social do Barro Preto. Cerca de 400 conselheiros passarão por lá, e a expectativa é de que o evento seja encerrado em até cinco horas.

Ex-presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares comandará a comissão eleitoral. Em recente declaração à Rádio Itatiaia, Gilvan afirmou que votação será feita em pelo menos dois locais abertos. Haverá também demarcações para manter a distância entre as pessoas, utilização de álcool gel e obrigatoriedade do uso das máscaras.

Para agilizar a votação, o Cruzeiro também tentou o empréstimo de urnas eletrônicas junto ao TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral), mas isso não será possível por causa das eleições municipais. Desta forma, os votos serão feitos em cédulas de papel e cada conselheiro terá sua própria caneta no momento da votação.

Prazo para registrar chapas termina em uma semana

O prazo para inscrever as chapas vai até o dia 11 de maio. Para a cadeira principal do clube, dois candidatos foram registrados até aqui: Sérgio Santos Rodrigues e Ronaldo Granata. Para a eleição do Conselho Deliberativo, Paulo César Sifuentes, Paulo Pedrosa e Giovanni Baroni são os concorrentes até o momento. Os vencedores tomarão posse a partir de junho e farão um mandato tampão até o final do ano. Em outubro, outra eleição será feita, desta vez para o triênio 2021-2023, sendo que os atuais candidatos e futuros eleitos poderão concorrer novamente aos cargos.

Cruzeiro