Topo

Campeonato Argentino terá temporada de janeiro a dezembro em 2021

Emanuel Mas e Ignacio Fernandez disputam bola no último superclássico entre Boca Juniors e River Plate - Gabriel Sanchez/Anadolu Agency via Getty Images
Emanuel Mas e Ignacio Fernandez disputam bola no último superclássico entre Boca Juniors e River Plate Imagem: Gabriel Sanchez/Anadolu Agency via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/04/2020 09h47

Classificação e Jogos

Em um boletim publicado hoje em seu site, a AFA (Associação do Futebol Argentino) determinou que a próxima temporada do futebol argentino irá de janeiro a dezembro de 2021.

A Argentina era o único país filiado à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol, na sigla em português) que adotava o chamado 'calendário europeu', que vai de agosto até maio do ano subsequente.

No segundo semestre de 2020, a AFA organizará um torneio entre as equipes da Superliga, a primeira divisão do futebol argentino, que dará uma vaga para a Copa Libertadores de 2021 no lugar da Copa da Superliga, que foi cancelada por conta da pandemia do novo coronavírus.

Com isso, Boca Juniors, River Plate, Vélez Sarsfield e Racing estão classificados para a Copa Libertadores do ano que vem. As outras duas vagas serão dos campeões do torneio que será criado para o segundo semestre de 2020 e da Copa Argentina.

Na resolução, também ficou determinado que não haverá rebaixamentos nesta e nem na próxima temporada, mas que o sistema de promedios, que leva em conta a média de pontos de um time em até três temporadas para definir quem será rebaixado, será usado em 2022.

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, a Argentina possui cerca de 4 mil casos oficiais do novo coronavírus em seu território, além de 197 mortes.