Topo

Palmeiras

Luxa celebra 27 anos da 1ª passagem no Palmeiras. Quem teve mais êxito?

Vanderlei Luxemburgo voltou ao Palmeiras em 2020. Técnico trabalhou pela primeira vez no clube em 1993 - Bruno Ulivieri/Agif
Vanderlei Luxemburgo voltou ao Palmeiras em 2020. Técnico trabalhou pela primeira vez no clube em 1993 Imagem: Bruno Ulivieri/Agif

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/04/2020 04h00

Atual treinador do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo iniciou a sua relação com o clube há exatos 27 anos, em 21 de abril de 1993. Quase três décadas mais tarde, ele tenta repetir o sucesso que teve na passagem inicial à frente do time.

A primeira contratação do comandante pelo Verdão foi para a vaga de Otacílio Gonçalves. O então técnico pediu para deixar a equipe depois do revés por 2 a 1 para o Mogi Mirim, pelo Paulistão daquele ano. Alguns dias mais tarde, a diretoria tentou a contratação de Nelsinho Baptista, mas diante da negativa, se acertou com Luxa.

O antigo comandante da Ponte Preta assumiu a equipe e conquistou mais um importante título na carreira: o Campeonato Paulista 1993. Ele quebrou um jejum de 17 anos sem títulos do clube. A primeira passagem durou até 1995. No período, ele não foi apenas vencedor do Estadual. O treinador e seu esquadrão faturaram o Brasileirão (93 e 94), o Rio-São Paulo (93) e mais uma edição do Paulistão (94).

A passagem pelo Parque Antártica mudou o patamar de Luxemburgo e também marcou o Palmeiras. Mas quem fez mais sucesso de lá para cá? O UOL Esporte relembra o caminho seguido por ambos.

Vanderlei Luxemburgo

Luxemburgo chegou ao auge depois de defender o Palmeiras pela primeira vez. Ele passou brevemente por Paraná e Flamengo e, no mesmo ano, retornou ao Palmeiras. Na volta à equipe, ele venceu mais uma edição de Paulista, em 1996. Dali em diante, a vida era outra. O técnico passou por Santos e Corinthians, sendo campeão brasileiro novamente com o segundo.

O auge da carreira ainda estava por vir. Em 1998, Vanderlei assumiu a seleção brasileira, logo após a derrota do time de Zagallo para a França na final da Copa do Mundo. Sob a batuta do técnico, o time faturou a Copa América 1999. Em 2000, viu o time sub-23 perder para Camarões nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália.

Depois da seleção brasileira, Luxa passou por Corinthians (2001) e Palmeiras (2002). No Verdão, foi apontado como um dos responsáveis pelo descenso inédito, em virtude da dispensa de alguns jogadores de posições importantes logo no início do Campeonato Brasileiro, pouco antes de sua saída do clube para o Cruzeiro. Ele deixou o clube no princípio do torneio. Depois, Murtosa e Levir Culpi estiveram à frente da equipe.

Na capital mineira, ganhou tudo o que disputou. Ele venceu Copa do Brasil, Mineiro e Campeonato Brasileiro em 2003. No ano seguinte, à frente do Santos, voltou a vencer o Brasileirão. O auge viria na temporada posterior. Luxemburgo foi convidado para comandar o Real Madrid. Porém, depois de se desentender com os medalhões do clube, acabou demitido.

De lá para cá, Luxa treinou Santos (duas vezes), Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo (duas vezes), Grêmio, Fluminense, Cruzeiro, Tianjin Quanjian, da China, Sport e Vasco da Gama. Mas todas sem muito sucesso. A melhor passagem foi por São Januário. Diante do êxito obtido no clube, teve a chance de retornar à Academia de Futebol, onde está desde o início de 2020.

Palmeiras

Desde a primeira passagem de Vanderlei Luxemburgo, o Palmeiras viveu momentos de glória em sua história, mas também passou por dificuldades.

Na década de 1990, o clube faturou títulos importantes, como a Copa do Brasil 1998 e a Mercosul do mesmo ano. Na temporada seguinte, a equipe faturou a Libertadores.

O problema veio em 2002, com o rebaixamento no Brasileirão. O time voltou à elite um ano mais tarde, depois de vencer a Série B. A década não teve muito brilho e foi encerrada apenas com um título paulista.

O Palmeiras voltou ao protagonismo com o título da Copa do Brasil em 2012. Em que pese a conquista naquele ano, o time foi novamente rebaixado e acabou retornando à elite com a nova conquista da Série B.

A partir dali, o Verdão viveu momentos de glória no Brasil. A equipe venceu a Copa do Brasil 2015 e o Brasileiro em outras duas oportunidades (2016 e 2018).

Palmeiras