Topo

Protocolo de clubes e Ferj por coronavírus tem redação final aprovada

Rubens Lopes (centro), presidente da Ferj, em entrevista após reunião com os clubes por conta do coronavírus - Caio Blois / UOL
Rubens Lopes (centro), presidente da Ferj, em entrevista após reunião com os clubes por conta do coronavírus Imagem: Caio Blois / UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/04/2020 21h17

O protocolo "Jogo Seguro", produzido entre os médicos dos clubes da Série A do Campeonato Carioca e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), teve a redação final aprovada hoje (15). O documento, que segue os conceitos dos órgãos de saúde, servirá como diretriz a todos os clubes quando houver o reinício progressivo das atividades.

De acordo com nota divulgada pela Ferj, o arquivo conta com diversos itens detalhados, como aspectos técnicos sobre o Coronavirus e a Covid-19, pré-requisitos para retorno às atividades de treinamento, testes diagnósticos, transporte, entre outros.

O Campeonato Carioca está paralisado até o dia 30 de abril, depois de a federação ampliar o recesso. A decisão foi tomada no último dia 25 e, à época, o presidente Rubens Lopes ressaltou a "necessidade de integrar o esforço concentrado visando conter a disseminação do novo coronavírus".

Veja a nota da Ferj na íntegra:

"O protocolo Jogo Seguro, produzido em conjunto pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e os médicos dos clubes que disputam a Série A do Campeonato Carioca - inclusive o presidente do Vasco, também médico, Alexandre Campello -, teve a sua redação final aprovada nesta quarta-feira (dia 15/04).

O documento, com 12 páginas, fundamentado em conceitos da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Sociedades Médicas Especializadas será entregue aos órgãos governamentais, em momento oportuno, para apreciação e possíveis recomendações e servirá como "guidelines" para todos os clubes quando do reinício progressivo das atividades de treinamento.

Objetivos, aspectos técnicos sobre o Coronavirus e a Covid-19, pré-requisitos para retorno às atividades de treinamento, testes diagnósticos, transporte, vestiários, fisioterapia, departamento médico, nutrição, academia, rouparia/lavanderia e rotina de treinos foram itens detalhados no documento intitulado RECOMENDAÇÕES MÉDICAS PARA RETORNO AO FUTEBOL.

Cabe ressaltar que alterações, ajustes, aperfeiçoamentos e adequações poderão ser feitos a qualquer tempo".