Topo

Cruzeiro

Jean teve apoio de Enderson Moreira durante problema familiar no Fluminense

Jean em ação pelo Cruzeiro; volante reencontra Enderson no clube - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Jean em ação pelo Cruzeiro; volante reencontra Enderson no clube Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

13/04/2020 04h00

Quando o calendário do futebol brasileiro for retomado, Enderson Moreira começará oficialmente sua trajetória no Cruzeiro. No clube, o comandante irá reencontrar o volante Jean, com quem trabalhou no Fluminense. Foi no tricolor carioca que o meio-campista viveu um drama familiar que marcou sua carreira e contou com o apoio do técnico.

Entre maio e setembro de 2015, Enderson treinou um Fluminense que tinha Jean no elenco. O volante participou de 24 das 26 partidas em que o técnico comandou a equipe. Nas outras duas, ele estava liberado por causa de um problema com o pai.

"O Enderson é um treinador que marcou muito na minha carreira porque foi um cara com caráter único. No momento em que mais precisei estar perto do meu pai, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, quando tive que ficar uns dias a mais com ele, que passou por uma cirurgia no coração, o Enderson era treinador do Fluminense e me deu todo o respaldo e todo o carinho que eu precisava. Em momento algum ele me cobrou para voltar, por mais que gostasse do meu futebol. Foi algo muito marcante para mim", relembrou Jean.

Em setembro daquele ano, Enderson seria demitido do Fluminense. Desde então, passou por Goiás, América-MG, Bahia e Ceará (duas vezes) antes de desembarcar em Belo Horizonte para assumir o Cruzeiro. Jean também não ficou no Tricolor por muito tempo e deixou o clube no fim daquela temporada para assinar com o Palmeiras. Em março, foi emprestado à Raposa.

"Fiquei muito feliz por mais uma vez trabalhar com ele. É um cara que cobra bastante, mas também sabe valorizar o ponto forte do jogador, não é aquele treinador que só cobra. Não é aquele treinador que cobrando em excesso vai tirar o melhor do jogador, não é assim. Tem que existir um balanço, o momento de cobrar e de fazer um elogio, exaltar o ponto forte do atleta. Então, o Enderson tem todas essas qualidades, isso é muito importante", ressaltou o volante, em entrevista à Rádio Itatiaia.

No pouco tempo que teve para treinar no Cruzeiro, Jean participou de dois jogos com Adilson Batista. Mesmo sem o ritmo ideal, precisou ser escalado por Adilson Batista no segundo tempo da derrota para o Atlético-MG. No compromisso seguinte, com o técnico pressionado, o volante fez sua estreia como titular, mas não conseguiu ajudar a Raposa, que perdeu para o Coimbra na última partida antes da paralisação do futebol nacional.

Cruzeiro