Topo

Nos filmes, Babu viu filhos virarem a casaca. Mas, em casa, só tem Flamengo

Em "A Culpa é do Neymar", Jair (Babu) se desespera ao saber que o filho é santista - Reprodução
Em "A Culpa é do Neymar", Jair (Babu) se desespera ao saber que o filho é santista Imagem: Reprodução

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 04h00

Flamenguista doente, Babu, dentro de casa, não quer nem sonhar com a máxima de que a vida imita a arte. Em dois filmes que participou, o ator interpretou personagens que "perdiam" o filho para o time rival. Foi assim com o corintiano Santana, em "Mundo Cão", e com o botafoguense Jair, em "A Culpa é do Neymar". No primeiro, o filho virou palmeirense. Já no segundo, a Neymarmania transformou o garoto em santista.

Os amigos próximos de Babu contam que o ator é um flamenguista doente, daqueles que se estressam vendo os jogos e quase entram na TV —não que o time de Jorge Jesus tenha dado muitos motivos recentemente para os rubro-negros se enervarem. Com esse perfil, ver alguém gritando "Vasco" ou qualquer outro nome de time dentro de casa é fora de cogitação.

Simplesmente Pinah!

Uma publicação compartilhada por Babu Santana (@babusantana) em

Babu tem três filhos: Laura (17), Carlinhos (16) e Pinah (4). A primeira não liga muito para futebol, mas acompanha os jogos ao lado do pai. O segundo, no entanto, herdou o fanatismo do pai e nem sonha em desafiá-lo ao mudar de time.

"O Babu faz chantagem com o filho dele. 'Se você não for Flamengo, esquece o videogame, esquece o celular novo. Nem pede, que vou te deserdar'. Ele dá uma zoada no filho dele", conta Hugo Grativol, um dos amigos do ator.

Pinah ainda está em uma fase em que não entende muito sobre futebol. Aos 4 anos, a alegria de qualquer criança é a festa no estádio ou a gritaria após um gol. Mas Babu tem se preparado para caso uma rebeldia apareça. "Quando a Pinah nasceu, o Babu comprou uma roupinha do Flamengo para ela sair da maternidade".

Até maiô rubro-negro a menina tem.

O "pulso firme" de nada adiantou para os personagens de Babu no cinema. No curta "A Culpa é do Neymar", Jair chega a rasgar os pôsteres do Santos para convencer o filho Túlio (sim, por causa do Maravilha) de que o certo seria torcer para o Botafogo.

A medida não só não dá resultado, como Jair ainda leva um baita susto ao acordar o filho e ver que o moicano que Neymar usava na época da Vila agora é o penteado de Túlio.

Em "Mundo Cão" a descoberta da "traição" acontece quando o personagem Santana está jogando videogame com o filho João, que decide jogar com o Palmeiras, em um clássico contra o Corinthians do pai.

Desolado, Santana ainda tenta convencer o filho com a promessa de levá-lo a um jogo do Timão. Nada feito: João não só tem o coração alviverde como ainda tem a ousadia de chamar o pai de "gambá".

Para a sorte de Babu, os problemas com futebol ficam apenas no cinema. Dentro de casa, a alegria é a mesma: o Flamengo.