Topo

Campeonato Belga é cancelado por pandemia e Club Brugge é declarado campeão

Jogadores do Club Brugge comemoram gol em jogo da atual temporada do torneio nacional - Photonews/Getty Images
Jogadores do Club Brugge comemoram gol em jogo da atual temporada do torneio nacional Imagem: Photonews/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/04/2020 12h42

A Bélgica pode ter dado hoje o pontapé inicial no cancelamento dos campeonatos nacionais na Europa por conta da pandemia do coronavírus. Em decisão inédita no continente, o Campeonato Belga foi dado como encerrado e o Club Brugge, que liderava a competição, será declarado campeão.

A medida deve ser copiada por outros países, já que não deve haver tempo hábil para retomar e concluir as competições até o meio do ano, quando se encerra a temporada europeia.

Países como a Itália e a Espanha sofrem gravemente com a covid-19, somando milhares de mortos. Na própria Bélgica, o número de mortes já havia ultrapassado mil vítimas.

O Campeonato Belga já tinha 29 rodadas realizadas e restava apenas uma antes da fase mata-mata. O Club Brugge contava 15 pontos à frente do segundo colocado Gent.

A decisão de encerrar a competição será ratificada em uma assembleia da liga marcada para o dia 15. Ainda não foi informado como ficarão as vagas para a Liga dos Campeões e Liga Europa, assim como o rebaixamento. A Copa da Bélgica, que faltava realizar apenas a final, também terá uma definição em breve.