Topo

Suspensão da Libertadores traz holofote para o Gauchão antes de Gre-Nal

Pepê e Moisés disputam lance no clássico entre Grêmio e Internacional pela Libertadores 2020 - Jeferson Guareze/AGIF
Pepê e Moisés disputam lance no clássico entre Grêmio e Internacional pela Libertadores 2020 Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/03/2020 04h00

Resumo da notícia

  • A suspensão da Libertadores fará com que Grêmio e Inter deem mais atenção ao Campeonato Gaúcho.
  • Sem jogos no meio da próxima semana, ambos utilizarão titulares para manter o ritmo de competição.
  • De olho no clássico Gre-Nal do próximo dia 21, o Colorado tem oito pendurados e o Tricolor tem um.

Pode parecer estranho, mas no final de semana seguinte já há mais um Gre-Nal marcado. Inter e Grêmio, que jogaram na última quinta-feira (12) uma partida que acabou empatada em 0 a 0 mas teve pancadaria e oito expulsos, estarão frente a frente novamente. E a suspensão da Libertadores catapulta o duelo pelo Gauchão, que inicialmente seria disputado por reservas, mas que agora tem novos tons.

E a rodada deste final de semana vem a reboque. Como não há partida no meio da semana que vem, ambos os times devem ser principais, com foco e atenção total para que não se perca o ritmo de competição.

A incerteza sobre as novas datas da Libertadores tende a manter todos atentos ao Gauchão, que segue disputado, mesmo que sob regime de portões fechados. O torneio colocará o Inter contra o São José e o Grêmio diante do São Luiz neste fim de semana, já sem a presença de torcedores.

Como foram expulsos pela Libertadores, os jogadores que participaram da pancadaria no último clássico poderão atuar normalmente. O Colorado deve ter o retorno de Moisés ao time titular, por exemplo. No Grêmio não há perspectiva de grandes mudanças.

E todas as atenções estarão voltadas aos jogos pelo reflexo que podem ter no dia 21, quando azuis e vermelhos voltam a se enfrentar.

O Internacional, por exemplo, se preocupa com os jogadores pendurados. Oito atletas entram em campo com dois cartões amarelos. Musto, Sarrafiore, Praxedes, Guilherme Pato, Marcelo Lomba, Natanael, Marcos Guilherme e Lindoso, se receberem cartão, estão fora do clássico. Destes, Musto, Lomba e Marcos Guilherme são titulares. Lindoso é reposição exatamente para Musto.

No Grêmio o medo de perder peças importantes é menor. Apenas o volante Lucas Silva está pendurado. O tempo poderá ser importante para o retorno de Kannemann, que segue lesionado.

As marcas do clássico histórico pela Libertadores têm uma semana para deixarem de existir. Depois da briga generalizada no campo da Arena, a "poeira" precisa baixar até o duelo do Beira-Rio no dia 21.

"Erramos, não dá para entender o que aconteceu. A gente entende toda rivalidade, e o que acontece no campo, com nervos à flor da pele, mas não foi legal. Não estamos satisfeitos, fizemos um bom jogo, mas estávamos ali para jogar futebol", disse o goleiro Marcelo Lomba. "Vamos ter que conversar, entre nós", completou.

Não está previsto nenhum encontro de lideranças de Inter e Grêmio. Ambos os clubes trabalharão internamente e a tendência, segundo apurou o UOL Esporte, é que não haja punição interna para nenhum dos jogadores.

Se antes era deixado em segundo plano, o Estadual passa a ganhar, ao menos de forma momentânea, outro contexto. O Inter lidera a chave A do returno com quatro pontos, o Grêmio é primeiro na B, com seis. E o returno vale a chance de ser campeão para um deles, já que o Caxias venceu a taça Coronel Ewaldo Poeta (primeiro turno) e aguarda o adversário para decisão absoluta.