Topo

Fifa diz que clubes não deverão liberar jogadores para seleções até abril

Fifa - Divulgação / Fifa
Fifa Imagem: Divulgação / Fifa

Do UOL, em São Paulo

13/03/2020 17h28

Visando minimizar os riscos da pandemia do coronavírus, a Fifa anunciou novas mudanças no calendário do futebol mundial. Hoje, a entidade decidiu que as regras gerais que normalmente obrigam os clubes a liberar jogadores para partidas de seleções nacionais não se aplicarão às próximas janelas internacionais nos meses de março e abril.

"A FIFA entende que realizar as partidas nas circunstâncias atuais pode não apenas apresentar riscos potenciais à saúde dos jogadores (e do público em geral), mas também, muito provavelmente, comprometer a integridade esportiva de tais partidas", diz o comunicado.

Outra recomendação feita pela entidade foi que todos os jogos internacionais previamente agendados para março e abril sejam adiados até que possam ocorrem em ambiente seguro para as equipes e torcedores. A decisão final, porém, cabe aos organizadores de cada competição.

"A Fifa estudará as possibilidades de reprogramar qualquer partida adiada e está confiante de que, com boa vontade e flexibilidade de todos os lados, serão encontradas soluções adequadas para permitir que as partidas ocorram no devido tempo e com interrupção mínima", traz também o documento.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, se encontrou ontem com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, para discutir o papel do futebol no combate à pandemia do novo coronavírus. No evento, os mandatários ainda discutiram medidas a ser tomadas por entidades esportivas em situações específicas envolvendo a covid-19.