Topo

Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro: os times ativos no mercado e quem desejam

Volante Éderson, que deixou o Cruzeiro, está na mira do Corinthians no mercado da bola - Bruno Haddad/Cruzeiro
Volante Éderson, que deixou o Cruzeiro, está na mira do Corinthians no mercado da bola Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

16/02/2020 04h00

O mercado da bola no Brasil segue agitado. Os gigantes do futebol nacional ainda estão atrás de reforços para 2020. Corinthians, Internacional, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro e outros estão atrás de jogadores na janela de transferências.

O UOL Esporte prepara uma lista com jogadores que ainda estão na mira dos grandes do Brasil. Veja, abaixo, as principais negociações.

Ederson

O Corinthians abriu negociação para contratar o volante Ederson, que rescindiu contrato com o Cruzeiro nesta semana. O jogador de 20 anos é considerado uma oportunidade de mercado, já que a diretoria corintiana acenava que encerraria o ciclo de contratações com Yony González no mercado da bola.

Ederson agrada ao técnico Tiago Nunes, pois ele atua como primeiro ou segundo volante, além de ser um meio-campista de "passe vertical".

Daniel Muñoz

O Palmeiras enviou o diretor de futebol Anderson Barros e o advogado Leonardo Holanda à Colômbia para obter mais informações e tentar contratar o lateral direito Daniel Muñoz, do Atlético Nacional. A informação foi publicada pelo Globoesporte.com e confirmada pelo UOL Esporte com fontes ligadas ao clube.

O clube alviverde observa Muñoz, de 23 anos, desde a Florida Cup, em janeiro, quando enfrentou a equipe colombiana. O jogador impressionou o técnico Vanderlei Luxemburgo e a comissão técnica na ocasião, e desde então está no radar.

Fred

Fred tenta deixar o Cruzeiro por meio da Justiça do Trabalho. Clube e atacante se acertaram sobre o que ele deve receber — cerca de R$ 30 milhões. No entanto, não houve uma proposta para parcelamento. A audiência será no início de março.

Em que pese a falta de acordo, ele já pensa sobre o seu futuro e trata o Fluminense como a preferência no mercado da bola.

Fred ainda não tem nenhum acordo com outros clubes do futebol brasileiro. Ele recebeu algumas sondagens, conforme apurado pela reportagem. O Fluminense é tratado como o destino predileto do atacante de 36 anos. Ele espera a saída do Cruzeiro para negociar um retorno ao clube em 2020. No clube, o retorno do atleta é tratado como provável devido à vontade mútua de reatar o casamento interrompido em 2016. O Tricolor nega ter aberto negociações com o ídolo, ainda que pela boa relação dele com funcionários e diretoria, a reaproximação seja natural.

Marcelo Moreno

O Cruzeiro está com conversas avançadas para contratar o atacante Marcelo Moreno, que hoje defende o Shijiazhuang Ever Bright, da China. Quem confirmou as negociações foi Carlos Ferreira, membro do núcleo dirigente transitório do clube.

"Tem conversa, estamos em negociação. Ainda tem muita coisa para acontecer. Vamos aguardar. Não vamos criar expectativa em cima disso", comentou, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Rafael

Na tarde de ontem (14), em uma audiência na 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, ficou decidido que o goleiro Rafael terá seu contrato rescindido com o Cruzeiro. A partir de agora, o jogador fica livre no mercado da bola e já pode reforçar outro clube. O rival Atlético-MG é um interessado.

Aos 30 anos, Rafael entrou com uma ação contra o Cruzeiro cobrando atrasos salariais e outros compromissos não pagos pela diretoria. As duas partes entraram em acordo em relação aos números e o goleiro vai retirar o processo em troca do desligamento do clube celeste.