Topo

Flamengo pega Athletico por taça que pode marcar início de sonhado domínio

Jogadores do Flamengo comemoram com a taça de campeão brasileiro. Rubro-negro quer que conquistas virem rotina - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Flamengo comemoram com a taça de campeão brasileiro. Rubro-negro quer que conquistas virem rotina Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/02/2020 04h00

Campeão do Brasileiro e da Libertadores, o Flamengo encara hoje (16) o Athletico Paranaense, às 11h, no Mané Garrincha (DF), com a missão de começar a enfileirar as sonhadas taças na temporada atual.

A Supercopa é a novidade do calendário brasileiro de 2020 e reúne os vencedores do Brasileirão e da Copa do Brasil, encontro comum nas principais ligas europeias. Para a CBF, organizadora do evento, uma forma de badalar o futebol doméstico e dar "ares de Europa" ao esporte. Para o Rubro-negro da Gávea, o pontapé inicial de um projeto de domínio que está na agenda do clube.

"É um início diferente. Acho importante estar voltando este campeonato. São dois campeonatos muito prestigiados no Brasil, e acho legal ter uma final logo no começo para ter um prestígio a mais, acho legal. Esperamos fazer um grande jogo", projetou o capitão Everton Ribeiro.

Caso vença a disputa contra os paranaenses, o Fla pode iniciar um período de 10 dias que poderá resultar em três voltas olímpicas, já que ainda entrará em campo pelos troféus da Taça Guanabara e da Recopa Sul-Americana. Ainda que nenhum destes títulos esteja no topo das prioridades, todos sabem que as vitórias poderão ser um combustível para os objetivos maiores.

Depois da derrota por 1 a 0 para o Liverpool, ninguém na Gávea faz segredo que a meta número 1 de 2020 é disputar mais uma vez o Mundial de Clubes. Para isso, vencer o tri do torneio continental é pedágio obrigatório.

Para que o primeiro passo seja concluído com êxito, o Fla terá pela frente o rival que mais lhe complicou a vida no ano passado, segundo avaliação do técnico Jorge Jesus. Ainda que desfalcado de muitas peças importantes que saíram, o Furacão tem o respeito irrestrito de todos no Flamengo. A equipe levou a melhor nos jogos do Brasileiro, mas caiu para o rival nas quartas da Copa do Brasil.

"Realmente foram jogos difíceis contra o Athletico. Era uma equipe muito bem treinada, que sabia onde estava cada companheiro. Com um novo treinador (Dorival Jr.) e que a gente já conhece, vai ser mais um jogo difícil. O Mister está preparando o material para nos passar", acrescentou Ribeiro.

O jogo em Brasília terá ampla maioria de torcedores do Flamengo e será apenas o quarto compromisso dos titulares desde o retorno das férias. Jesus manterá a equipe com a espinha dorsal campeã e ainda terá o retorno de Rodrigo Caio, recuperado de um corte no joelho. Ele terá a companhia de Gustavo Henrique na zaga.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x ATHLETICO-PR

Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 16 de fevereiro
Horário: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Pires e Fabricio (GO) Vilarinho da Silva (GO)

FLAMENGO
Diego Alves, Rafinha, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Jorge Jesus.

ATHLETICO
Santos, Khellven, Thiago Heleno, Robson Bambu e Márcio Azevedo; Wellington, Erick, Léo Cittadini e Nikão; Rony e Bissoli.
Técnico: Dorival Jr.