Topo

Casão critica arbitragem em jogo do São Paulo e pede VAR 'do começo ao fim'

Árbitro  Flavio Roberto Mineiro Ribeiro, durante partida entre São Paulo e Novorizontino - Marcello Zambrana/AGIF
Árbitro Flavio Roberto Mineiro Ribeiro, durante partida entre São Paulo e Novorizontino Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/02/2020 14h13

Presente no Globo Esporte SP desta terça-feira, Walter Casagrande criticou a atuação da equipe de arbitragem no empate entre São Paulo e Novorizontino, afastada, hoje, pela Federação Paulista de Futebol. Pedindo árbitros 'experientes' nos jogos do Paulistão, o comentarista cobrou o uso do árbitro de vídeo (VAR) desde o início da competição, e não apenas nos mata-matas.

Jogando no Morumbi, o São Paulo teve dois gols anulados, ambos marcados por Alexandre Pato, além de dois pênaltis não marcados. O árbitro da partida era Flávio Roberto Mineiro Ribeiro, de 24 anos.

"São quatros erros capitais que não podem acontecer num jogo. Para mim, o VAR tem que ter em todos os jogos. Num campeonato, se vai ter VAR, tem que ser desde o começo até o fim, porque sempre alguém é prejudicado se tiver só numa fase", disse o ex-jogador.

"O Pato vem sendo criticado, ano passado foi mal... Ontem, foi bem, fez dois gols e o juiz anula erradamente. Então, vê como prejudicou, não só o São Paulo, como um jogador que está querendo reagir. Ele deu resposta ontem, aí o árbitro faz uma lambança dessas. A Federação tem que escolher melhor a arbitragem. Não é porque era São Paulo X Novorizontino que você vai colocar árbitros inexperientes. Tem que ter gente experiente. Campeonato Paulista não é brincadeira, cai treinador, jogador é vendido, torcida chia por causa de erros de arbitragem", completou.

Invicto na competição, o time de Fernando Diniz volta a campo neste domingo, às 16h, para encarar o Santo André pela quinta rodada.

Pronto para a Libertadores?

Casagrande também falou sobre a preparação do São Paulo para a estreia na Libertadores, em março, contra o Binacional. Destacando que, diferentemente do ano passado, o tricolor tem tempo para ajustar o time, o comentarista afirmou, no momento, a equipe não está pronta para a disputa da competição sul-americana.

"Eu estou gostando do São Paulo. O Pato já mostrou uma resposta ontem, jogador importante, o Pablo também tem que reagir. O São Paulo, na minha opinião, joga um bom futebol, só que não está pronto para agora. Ainda bem que não é Pré-Libertadores. A Libertadores do São Paulo é mais para frente, aí acho que o time estará mais ajustado, mas está jogando bem", opinou.

O São Paulo está no grupo D da Libertadores, ao lado de Binacional, River Plate e LDU.