Topo

Ex-global que vive drama pessoal já foi pedido e saudado por corintianos

Mário Gomes (à esquerda) vibra após gol do Corinthians feito por Serginho Chulapa - Divulgação/Globo
Mário Gomes (à esquerda) vibra após gol do Corinthians feito por Serginho Chulapa Imagem: Divulgação/Globo

Do UOL, em São Paulo

02/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Mário Gomes se afastou do trabalho para cuidar de suspeita de câncer
  • Ele trabalha como vendedor de sanduíches em praia do Rio de Janeiro
  • Foram 36 anos como ator na Globo e, depois, quatro na Record TV
  • Luca, de Vereda Tropical, foi um dos personagens mais marcantes
  • Ele era jogador e terminou a novela fazendo um gol pelo Corinthians
  • Cena foi gravada em jogo real contra o Vasco, no Brasileirão de 1985

Personagem de uma história inusitada ligada ao Campeonato Brasileiro de 1985 e à torcida do Corinthians, o ator Mário Gomes vive um drama pessoal. Aos 67 anos de idade, ele precisou suspender suas atividades no trabalho atual, como vendedor ambulante no Rio de Janeiro, por causa de um tratamento médico.

Sete anos após recuperar-se de um câncer de próstata, Mário Gomes descobriu em exames de rotina a elevação de suas taxas de PSA no sangue - quando a doença está presente, a próstata produz uma quantidade aumentada desta enzima. Para cuidar da saúde e afastar a suspeita de volta da doença, ele interrompeu a rotina de trabalho vendendo sanduíche, como informou o "NaTelinha". Ele aguarda resultados de novos exames.

Em março de 2017, Mário Gomes foi flagrado comercializando sanduíches gourmet e batata frita na praia de Joatinga, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Sem trabalhos fixos como ator desde o ano anterior, ele se dedicou a outro ramo e batalhou para obter o crachá de "Ambulante Legal", que permite a realização de atividades comerciais em trailers, barraquinhas e carrocinhas na cidade. A legalização de seu trabalho ocorreu em novembro do ano passado, pouco antes do afastamento forçado.

O que muita gente não lembra é que o ator já teve seus dias de atacante do Corinthians. Sabia que ele foi dono da camisa 9 e teve seu nome pedido pela torcida em uma partida contra o Vasco no Morumbi? Pelo menos na ficção...

A cena aconteceu em 1985, quando Mário Gomes interpretava Luca na novela "Vereda Tropical", de autoria de Carlos Lombardi, dirigida por Jorge Fernando e Guel Arraes, exibida na faixa das 19h da Rede Globo. Seu personagem era um jogador de futebol que teve que fugir de casa para seguir a carreira de atleta, que tinha muitas namoradas e estava sempre envolvido em confusões - dentro e fora de campo.

Mário Gomes - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Luca (Mário Gomes) é o terceiro da direita para a esquerda, ao lado de Casagrande
Imagem: Divulgação/Globo

Uma das cenas mais marcantes da novela aconteceu no último episódio, quando Mário, na pele de Luca, estreou como centroavante do Corinthians, alcançando sua glória máxima dentro do futebol. A gravação principal aconteceu em 27 de janeiro, durante partida do time paulista contra Vasco, no Morumbi, válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 1985. Antes de a bola rolar, o ator chegou de helicóptero ao estádio do Morumbi, sendo saudado pela real torcida corintiana. Na partida, estiveram presentes 39 mil pessoas nas arquibancadas.

RedeTV!: Mário Gomes interrompe trabalho como vendedor após suspeita de câncer

RedeTV! Entretenimento

Comemoração de gol em campo

Aos 33 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada por 1 a 1, Serginho Chulapa marcou um gol polêmico, colocando o Corinthians em vantagem. E quem comemorou com ele? Mário Gomes. Vestido com o uniforme do clube, o ator invadiu o campo e abraçou o jogador. A cena foi toda filmada e levada ao ar pela Globo.

Ele (Mário Gomes) precisava fazer um gol. Então, gravamos a cena com ele no sábado, com o estádio vazio, e depois aconteceu a cena do domingo. Ele estava todo vestido e, depois do gol, saiu correndo em nossa direção para o pessoal filmar junto com a torcida vibrando.

Walter Casagrande Júnior, ex-jogador do Corinthians

No fim da partida, aos 44 minutos do segundo tempo, Cláudio Adão, que já havia deixado sua marca, anotou outro gol, deixando tudo igual para o Vasco no Morumbi. O empate não agradou aos corintianos presentes, que não pensaram duas vezes e entoaram em alto e bom som o nome de Luca ao final do jogo, como se pedissem para ele entrar em campo.

Luca - Divulgação - Divulgação
Durante a novela, Luca (Mário Gomes) chegou a fazer testes pelo Santos
Imagem: Divulgação

Mario começou a carreira de ator na novela "A Mansão dos Vampiros", na extinta Excelsior (1970). Dois anos depois, foi para a Globo para atuar na novela '"Bicho do Mato". Foram 36 anos de casa e várias novelas de sucesso, entre elas "Guerra dos Sexos" (1983), "Vereda Tropical" (1984), "Rainha da Sucata" (1990), "Perigosas Peruas" (1992) e "A Favorita" (2008), sua última na emissora. Depois, teve uma passagem de quatro anos pela Record, onde fez três novelas: "Poder Paralelo" (2009), "Vidas em Jogo" (2011) e "Pecado Mortal" (2013). Em 2018 ele fez uma participação em "Tempo de Amar", novamente na Globo.