Topo

Paulista - 2020

Após Gre-Nal, Luan e Sasha reacendem rivalidade em Corinthians x Santos

Luan e Sasha em ação por Corinthians e Santos, respectivamente - Igor Castro/Divulgação e Ivan Storti/Santos FC
Luan e Sasha em ação por Corinthians e Santos, respectivamente Imagem: Igor Castro/Divulgação e Ivan Storti/Santos FC

Diego Salgado e Eder Traskini

Do UOL, em São Paulo e em Santos

01/02/2020 04h00

Eles protagonizaram provocações de ambos os lados enquanto atuavam por Grêmio e Internacional e, agora, voltam a fazer um clássico centenas de quilômetros distante de Porto Alegre, dessa vez em São Paulo: Luan e Eduardo Sasha têm encontro marcado na manhã deste domingo (2), às 11h, quando Corinthians e Santos se enfrentam na Arena Corinthians, pela quarta rodada do Paulistão.

Em 2016, o atacante santista, então no Colorado, comemorou seu gol na final do Campeonato Gaúcho dançando uma "valsa", em alusão aos 15 anos sem títulos de expressão do Grêmio. A resposta veio meses depois, quando o Grêmio venceu a Copa do Brasil e Luan disparou: "o Grêmio é campeão e o Sasha é um c..."

O atual camisa 7 do Corinthians repetiu o discurso um ano depois, quando levou o time gremista à conquista da Libertadores. Nas duas ocasiões, Sasha foi até xingado por Luan.

Entre outubro de 2016 e maio de 2018, os desafetos não se enfrentaram em campo. No primeiro turno do Brasileirão do ano retrasado, aconteceu o reencontro. E Luan levou a melhor, com uma goleada do Grêmio por 5 a 1 sobre o Santos, em Porto Alegre.

Os desafetos mediram forças em outras duas oportunidades, ambas no Brasileirão 2019. O Santos venceu o Grêmio por 2 a 1 na arena gremista, com um gol de Sasha. No returno, o time gaúcho devolveu a derrota com um 3 a 0 em plena Vila Belmiro. Luan abriu o placar naquela ocasião.

No Corinthians, Luan tem sido uma das principais peças do time treinado por Tiago Nunes. Atuando centralizado no meio-campo, o camisa 7 já fez um gol de pênalti no Paulistão, diante do Botafogo, embora tenha perdido um na derrota para a Ponte Preta da última quinta-feira (30).

Sasha é um dos principais jogadores do ataque do Santos desde a última temporada. Apesar de começar o ano em baixa com o ex-técnico Jorge Sampaoli, ele ressurgiu das cinzas para se tornar o artilheiro santista no Campeonato Brasileiro com 14 gols.