PUBLICIDADE
Topo

Futebol


Brasileiros pelo mundo: Neymar brilha, Jesus marca 2 e "lado B" se destaca

Neymar se destaca na rodada ao marcar duas vezes pelo PSG contra o Lille - DENIS CHARLET / AFP/Arte UOL
Neymar se destaca na rodada ao marcar duas vezes pelo PSG contra o Lille Imagem: DENIS CHARLET / AFP/Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

27/01/2020 02h50

Classificação e Jogos

Alguns campeonatos nacionais de países com alta concentração de jogadores brasileiros, como a Rússia, a China ou o Japão, ainda não voltaram de férias. Nos principais países da Europa, brasileiros brilharam: Neymar marcou dois gols contra o Lille, e ainda homenageou o ex-jogador de basquete Kobe Bryant, vítima fatal de um acidente de helicóptero neste domingo (26).

Gabriel Jesus também se destacou: foi o responsável pelos dois gols de classificação do Manchester City na Copa da Inglaterra, sofreu pênalti e provocou expulsão. No mais, o fim de semana foi marcado por desempenho pífio de estrelas brasileiras: Philippe Coutinho, Arthur, Lucas Moura e Willian não se destacaram.

Para completar a lista de destaques brasileiros do fim de semana no futebol internacional, o UOL Esporte selecionou alguns nomes do "lado B" da Europa, como Gabriel Paulista e Fernando, elogiados na Espanha, além de Joelinton e até Deyverson, ex-Palmeiras, que estreou no Campeonato Espanhol. Confira!

Neymar (PSG)

Neymar marcou duas vezes neste domingo (26), impressionou a torcida com um golaço, e conduziu a vitória do PSG sobre o Lille por 2 a 0, fora de casa, pelo Campeonato Francês. O brasileiro ainda homenageou Kobe Bryant, astro da NBA que morreu em acidente de helicóptero nos Estados Unidos.

O Lille, sétimo colocado, ainda teve um gol bem anulado por impedimento nos últimos minutos do jogo. O PSG já liderava o torneio antes desta rodada; com a vitória, o time parisiense chegou a 52 pontos e manteve a distância de 10 para o Olympique de Marselha, o segundo colocado.

Gabriel Jesus (Manchester City)

Lance do quarto gol do Manchester City no domingo - o segundo de Gabriel Jesus - Divulgação
Lance do quarto gol do Manchester City no domingo - o segundo de Gabriel Jesus
Imagem: Divulgação

O atacante brasileiro marcou os dois últimos gols da goleada por 4 a 0 do Manchester City sobre o Fulham, pela quarta fase da Copa da Inglaterra, mas foi peça importante na construção da classificação desde o começo. Aos seis minutos do primeiro tempo, ele foi derrubado por Ream na área. O adversário foi expulso e Gundogan abriu o placar na cobrança do pênalti. Depois, aos 27 e aos 30 da etapa complementar, o brasileiro marcou duas vezes de cabeça, o primeiro com assistência de Cancelo e o outro no rebote de uma finalização de Foden. Ele ainda quase deu uma assistência nos acréscimos. Decisivo!

Gabriel Paulista (Valencia)

Gabriel Paulista abraça o goleiro Domenech após vitória importante sobre o Barcelona - Albert Gea/Reuters
Gabriel Paulista abraça o goleiro Domenech após vitória importante sobre o Barcelona
Imagem: Albert Gea/Reuters

O Valencia voltou à briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões em grande estilo ao quebrar um tabu de 13 anos - é este o período em que não vencia o Barcelona jogando em Mestalla. Um dos destaques do time foi o zagueiro Gabriel Paulista. O brasileiro teve atuação segura e chamou atenção em diversos lances. O mais notável foi um desarme em Messi dentro da área do Valencia já no segundo tempo. O lance rendeu uma enxurrada de memes. Perto do fim, Gabriel acertou um sem pulo direto nas redes de Ter Stegen, mas a arbitragem anulou o golaço por causa de uma falta contestável na origem do lance.

Fernando (Sevilla)

Outro destaque do lado B do futebol espanhol é o volante Fernando, de 32 anos. Contratado no meio do ano passado, o brasileiro tem sido um dos principais nomes do time que é terceiro colocado do Campeonato Espanhol. Sábado, na vitória por 2 a 0 sobre o Granada, ele empilhou estatísticas positivas e ganhou elogios da mídia local: acertou 98% das tentativas de passe e todos os lançamentos e venceu três de cinco duelos pelo chão.

O site "El Desmarque" mencionou que Fernando não errou nenhum passe em todo o primeiro tempo. Ele tentou 30, sendo dez verticais, em direção do campo adversário, e essa saída de bola ajuda a explicar a boa fase do Sevilla.

Joelinton (Newcastle)

Joelinton custou quase R$ 190 milhões ao Newcastle. Tem dois gols em 27 jogos até agora - Lee Smith/Action Images via Reuters
Joelinton custou quase R$ 190 milhões ao Newcastle. Tem dois gols em 27 jogos até agora
Imagem: Lee Smith/Action Images via Reuters

O atacante brasileiro revelado pelo Sport está dividindo a torcida do Newcastle nos comentários da internet. No sábado, a equipe empatou em 0 a 0 com o Oxford United, da Terceira Divisão inglesa, pela Copa da Inglaterra, e o nome de Joelinton acabou como um dos termos mais populares das redes sociais. Ele teve dois gols anulados por impedimento, perdeu chances ao longo da partida e ainda precisou ter a cabeça enfaixada durante o jogo após choques de cabeça. Defensores e detratores do brasileiro travaram batalhas de argumentos na internet sobre o desempenho do atacante.

Deyverson (Getafe)

Atacante emprestado pelo Palmeiras foi acionado aos 20 minutos do segundo tempo - Divulgação/LaLiga
Atacante emprestado pelo Palmeiras foi acionado aos 20 minutos do segundo tempo
Imagem: Divulgação/LaLiga

Anunciado pelo Getafe há cinco dias, quando o Palmeiras enfim aceitou a proposta de empréstimo com valor de compra fixado ao clube espanhol, o atacante Deyverson estreou neste domingo. Acionado pelo técnico Jose Bordalás aos 20 minutos do segundo tempo, o brasileiro só chutou a gol uma vez e pouco contribuiu para a vitória por 1 a 0, com gol marcado de pênalti por Ángel Rodríguez. Deyverson animou a torcida protegendo a posse de bola no momento em que o Getafe vencia e até acalmou Mandi, do Bétis, durante uma reclamação com a arbitragem.

Futebol