PUBLICIDADE
Topo

Blogueiros: Flamengo está ostentando nas contratações ou realmente precisa?

Do UOL, em Santos (SP)

14/01/2020 12h00

Resumo da notícia

  • Flamengo já contratou Michael, Pedro Rocha e Gustavo Henrique para 2020
  • Clube ainda tem o atacante Pedro, ex-Flu e hoje na Fiorentina, na mira
  • O Fla realmente precisava de todos os reforços contratados?
  • Um elenco farto como esse do Flamengo pode dar errado?
  • André Rocha: "Não há nenhuma ostentação nas contratações"
  • Juca: "Risco sempre há, mas quem não arrisca não petisca"

Campeão do Carioca, do Brasileiro e da Libertadores em 2019, o Flamengo quer mais nesta temporada. Para seguir no topo do futebol brasileiro, o clube carioca manteve os cofres abertos e contratou peças importantes para reforçar a equipe em 2020.

O Fla já acertou com os atacantes Michael (ex-Goiás), e Pedro Rocha (ex-Cruzeiro), e com o zagueiro Gustavo Henrique (ex-Santos) — e ainda tenta trazer Pedro, ex-Fluminense que atualmente defende a Fiorentina, e Thiago Maia, que defende o Lille (FRA). Além do mais, a diretoria se manifesta confiante agora em assegurar a permanência de Gabigol no time —há quem dê o negócio como 90% certo.

Diante deste cenário, fizemos as seguintes perguntas aos blogueiros do UOL Esporte: O Flamengo realmente precisa(va) desses reforços? Há perigo de um elenco farto como esse dar errado? Confira as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Flamengo em 2019 tinha um grande time titular e poucos reservas confiáveis. Pedro é o centroavante mais típico que Jorge Jesus pediu e não recebeu.

Não há nenhuma ostentação nas contratações, são todas necessárias. Ainda mais contando a temporada complicada e com possíveis ausências durante a Copa América que, desta vez, não vai parar o calendário brasileiro.

Leia o blog do André Rocha.

BENJA

Sim, há necessidade, até porque o Flamengo deve estar contando com a saída de alguns jogadores e as reposições estão sendo feitas.

Leia o blog do Benja.

JUCA KFOURI

Os grandes clubes europeus têm elencos fartos e rodam seus times sem perder força. O Flamengo parece estar fazendo o mesmo para enfrentar o calendário. Risco sempre há, mas quem não arrisca não petisca.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Minha máxima preferida do futebol é aquela que diz que não se deve ter jogador ruim no elenco porque uma hora você tem que colocar em campo. O Flamengo a contradiz totalmente e, se precisar trocar atletas, terá várias boas opções no banco. Dito isso, há alguns pontos. Primeiro é o perfil de Jorge Jesus, que não tem costume de poupar jogadores ou fazer rodízios, pelo menos foi assim em 2019.

Se mantiver essa preferência, bons reforços ou bons titulares do ano passado jogarão pouco e temos que ver como isso pode influenciar no ambiente. Outro ponto é o uso da base, que pelo jeito não vai existir. O Flamengo tem sido um bom vendedor de garotos que pouco jogaram no profissional, mas um elenco balanceado é aquele que mescla experiência e juventude, de preferência feita em casa. Foi uma falha recente, por exemplo, do Palmeiras.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MILTON NEVES

Ninguém contesta que, no Brasil, a temporada 2019 foi totalmente rubro-negra.

E, pelo andar da carruagem, o ano de 2020 tem tudo para ser ainda mais flamenguista.

O time, que já era excelente, ficou ainda melhor com as pontuais contratações anunciadas até agora.

Gustavo Henrique é o melhor zagueiro do futebol brasileiro. E já faz tempo.

Pedro Rocha penou com o Cruzeiro no ano passado, mas é um ponta interessantíssimo, que tem tudo para brilhar quando tiver oportunidade.

Michael, o jogador mais disputado da janela, dispensa comentários. Em breve estará na seleção.

E Thiago Maia, que está para assinar com o Fla, promete formar histórica dupla com o também ótimo Gerson.

Mas os rivais não devem se desesperar.

É que o Flamengo, em 2020, pode, sim, perder para? ele mesmo!

E, pelas farpas trocadas entre os dirigentes que temos acompanhado no noticiário esportivo, não é nada difícil que isso aconteça...

Leia o blog do Milton Neves.

MENON

O Flamengo faz muito bem em reforçar seu elenco. Tem metas grandiosas e um certo desequilíbrio no elenco, que está sanando agora.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

Por mais forte que seja um time, ele precisa se reforçar. Então, não vejo exagero do Flamengo nas contratações. Risco de dar errado sempre tem. Muita gente de bom nível brigando por espaço pode tumultuar o vestiário. O desafio do clube é impedir que isso aconteça.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Num ano em que a Copa América desfalcará o Flamengo em 1/3 das rodadas do Campeonato, sem dúvida, o clube precisava de reforços desse naipe, para manter o nível do ano passado. Nenhum outro time deve sofrer tanto com desfalques como o rubro-negro.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Flamengo