Topo

Brasileiros pelo mundo: Neymar brilha, mas vê hat-trick virar gol contra

Neymar é eleito o brasileiro da rodada - Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Neymar é eleito o brasileiro da rodada Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 04h00

Uma série de campeonatos internacionais de futebol não teve rodada neste fim de semana, como o Espanhol (por causa da decisão da Supercopa), além das ligas de países como Alemanha, China, Japão, Turquia, Rússia e Ucrânia, todos com forte concentração de jogadores brasileiros. Com menor concorrência, Neymar, do PSG, foi o grande destaque entre os brasileiros pelo mundo: o camisa 10 do PSG fez dois gols no jogo contra o Monaco, pelo Campeonato Francês.

Entre os jogadores destacados pelo UOL Esporte neste fim de semana, quatro vêm do Campeonato Inglês: Firmino, Richarlison e Bernard, do Everton, e Willian, do Chelsea, também brilharam. Na Itália, Rafael Tolói se envolveu em grande polêmica de arbitragem que terminou com a Atalanta prejudicada. Ainda há dois destaques de Portugal no levantamento. Confira!

Neymar (PSG)

Neymar comemora gol do PSG contra o Monaco - Anne-Christine POUJOULAT / AFP - Anne-Christine POUJOULAT / AFP
Imagem: Anne-Christine POUJOULAT / AFP

Neymar fez os chamados "gols decisivos" no empate do PSG com o Monaco, por 3 a 3. O brasileiro abriu o placar e ainda fez o terceiro, que dava a vitória ao clube da capital francesa, antes de Slimani de empatar o jogo. Se formos considerar mérito, seria justo colocar na conta do brasileiro também o segundo gol do PSG, mas após Neymar chutar e a bola desviar em dois atletas do Monaco, a arbitragem acabou marcando gol contra de Ballo-Touré.

Apesar de não ter sido suficiente para garantir a vitória do PSG, a atuação de Neymar foi suficiente para o UOL Esporte considerá-lo o destaque do fim de semana entre os brasileiros que jogam no exterior.

Firmino (Liverpool)

Roberto Firmino - MATTHEW CHILDS/Action Images via Reuters - MATTHEW CHILDS/Action Images via Reuters
Contra o Tottenham, atacante chegou a sete gols marcados no Campeonato Inglês
Imagem: MATTHEW CHILDS/Action Images via Reuters

Um gol do atacante Roberto Firmino fez o Liverpool vencer o Tottenham por 1 a 0 no último sábado (11) e ainda estabelecer um novo recorde no futebol europeu: é a maior pontuação da história de um clube em 21 partidas nas principais ligas do mundo - o Leicester, segundo colocado, tem um jogo a mais e 16 pontos a menos. Em campo, o brasileiro marcou aos 37 minutos do primeiro tempo após cortar Tanganga e finalizar com precisão, em chute cruzado, uma jogada iniciada por Salah. É o sétimo gol de Firmino na Premier League.

Richarlison (Everton)

Richarlison - Paul Ellis/AFP - Paul Ellis/AFP
Brasileiro comemorou gol contra o Brighton com a tradicional dança do pombo
Imagem: Paul Ellis/AFP

O ex-jogador de América-MG e Fluminense é um dos únicos brasileiros que tem mais gols que Firmino no Campeonato Inglês. São oito, mesmo número de Gabriel Jesus. O mais recente foi marcado sábado (11), pela 22ª rodada. O Everton derrotou o Brighton por 1 a 0 com gol marcado aos 38 minutos do primeiro tempo, após passe de Lucas Digne, drible com categoria, chute no canto e dança do pombo na comemoração. Foi o quinto jogo do Everton sob o comando do italiano Carlo Ancelotti e terceira vitória.

Neste jogo contra o Brighton, a imprensa inglesa também destacou a atuação do meia Bernard, que foi titular pela primeira vez desde o "Boxing Day", em 26 de dezembro. Ele criou oportunidades de gol ao longo dos 72 minutos em que esteve em campo e saiu aplaudido. O comentarista Danny Murphy disse que o ex-jogador do Atlético-MG foi a "chave" da vitória do Everton e mostrou "exatamente o que os torcedores esperam dele".

Willian (Chelsea)

Willian - Ben Stansall/AFP - Ben Stansall/AFP
Meia sofreu pênalti do primeiro gol e participou da jogada do terceiro contra o Burnley
Imagem: Ben Stansall/AFP

Quarto colocado do Campeonato Inglês, o Chelsea venceu o Burnley por 3 a 0 no sábado, em Stamford Bridge. O brasileiro Willian não anotou nenhum dos gols, mas sofreu o pênalti que abriu caminho para a vitória. Aos 25 minutos, ele sofreu um carrinho de Matthew Lowton checado pela arbitragem de vídeo que rendeu o pênalti convertido por Jorginho.

Escalado do lado esquerdo do ataque, Willian teve atuação destacada também na jogada do terceiro gol e outras oportunidades criadas.

Rafael Tolói (Atalanta)

Tolói - Alessandro Garofalo/Reuters - Alessandro Garofalo/Reuters
Zagueiro ex-Goiás e São Paulo é titular do Atalanta quinto colocado do Italiano
Imagem: Alessandro Garofalo/Reuters

No sábado, Internazionale e Atalanta empataram em 1 a 1 pela 19ª rodada do Campeonato Italiano. Quando o time de Milão vencia por 1 a 0, ainda no primeiro tempo, um lance polêmico com participação do zagueiro brasileiro Rafael Tolói exigiu uso da arbitragem de vídeo e causou controvérsia. Após cobrança de falta do Atalanta, Tolói tentou a finalização de cabeça, não conseguiu de primeira, mas a bola seguiu viva na área. Quando ele tentou aproveitar o rebote, teve o pé seguro por Lautaro Martínez e reclamou de pênalti. Nada foi marcado, só escanteio. O lance repercutiu e rendeu diversos memes.

Rafael Defendi (Famalicão)

Rafael Defendi faz falta e é expulso em jogo do Famalicão - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O goleiro Rafael Defendi entrou para a história do Campeonato Português, mas certamente não do jeito que ele gostaria. Com apenas 30 segundos de jogo, o camisa 1 do Famalicão errou o corte e acertou um chute no também brasileiro Paulinho, do Boavista, e recebeu o cartão vermelho. A expulsão foi a mais rápida da atual temporada do torneio português.

Apesar de jogar praticamente o jogo todo com um jogador a menos, o Famalicão conseguiu a vitória fora de casa. Aos 36 minutos do segundo tempo, Toni Martínez fez o gol do triunfo do terceiro colocado do Campeonato Português.

Expulsão de Rafael Defendi - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Lucas Piazon (Rio Ave)

Lucas Piazon finaliza para marcar o gol da vitória do Rio Ave sobre o Santa Clara, pelo Campeonato Português - Divulgação/Rio Ave - Divulgação/Rio Ave
Imagem: Divulgação/Rio Ave

Mas não foram apenas destaques negativos no futebol português. Lucas Piazon foi o herói do Rio Ave na vitória por 1 a 0 sobre o Santa Clara. Foi dele o único gol do jogo. Aos seis minutos da segunda etapa, o ex-jogador do São Paulo arriscou de fora da área e abriu o placar para o Rio Ave. Esse foi o segundo gol do brasileiro na temporada em oito jogos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o PSG empatou com o Monaco e não venceu. O erro foi corrigido.