Topo

Atlético-MG

Dudamel chega ao Atlético na segunda e terá coach motivacional em comissão

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

04/01/2020 04h00

Acertado com o técnico Rafael Dudamel, o Atlético-MG aguarda seu novo treinador a partir desta segunda-feira (6), num primeiro grande movimento pelo mercado da bola. O venezuelano desembarcará em Belo Horizonte dois dias antes da reapresentação dos jogadores para conhecer a estrutura do clube e iniciar os trabalhos para a temporada de 2020. Como um das novidades, ele terá um coach motivacional em sua comissão técnica.

Dudamel terá quatro integrantes para formar sua comissão técnica: Jeremías Álvarez será o coach motivacional; Marcos Mathías é o auxiliar técnico; Joseph Cañas trabalhará como preparador físico; e Rodrigo Piñón é o analista de desempenho. Juntos, todos eles custarão R$ 3 milhões por temporada aos cofres alvinegros (cerca de R$ 250 mil por mês).

Aos 46 anos, Dudamel vai assinar um contrato de duas temporadas com o Galo. Apesar de ter sido bastante elogiado nas seleções de base e principal da Venezuela, o técnico foi convencido pelo projeto do Atlético e pela oportunidade inédita de trabalhar fora do seu país. Outro motivo que justifica sua transferência foi o desgaste com membros da Federação Venezuelana de Futebol, como Jesús Berardinelli, vice-presidente da entidade.

Além de se adequar à realidade do clube em relação ao salário, Dudamel também segue a linha de valorização de jogadores jovens, discurso bastante frequente da diretoria alvinegra. Em 2013, o técnico foi vice-campeão sul-americano com a seleção sub-17 da Venezuela. Em 2017, foi vice da Copa do Mundo sub-20, também com a Venezuela.

Precisando enxugar gastos e sem recursos para fazer grandes contratações, o Atlético quer justamente dar mais oportunidades aos jovens em 2020. No final do ano passado, Bruninho e principalmente Marquinhos terminaram a temporada em alta. A dupla pode receber ainda mais chances nesta temporada.