Topo

Advogado de Zago acusa Red Bull de tentar "manchar a história" do técnico

Do UOL, em São Paulo

03/01/2020 17h50

Um dia após ser anunciado oficialmente pelo Kashima Antlers, do Japão, Antonio Carlos Zago se vê em polêmica pela saída atribulada do Red Bull Bragantino. O clube paulista publicou nota oficial com termos pouco amigáveis ontem, e hoje o advogado do treinador, João Henrique Chiminazzo, rebateu com outro comunicado.

"A atitude tomada pelo Red Bull é uma forma de manchar a belíssima história construída por Antonio Carlos no clube, criando um desgaste desnecessário e alterando a verdade dos fatos", diz a nota.

O imbróglio tem a ver com a multa rescisória. Zago havia renovado contrato até dezembro de 2021, mas dias depois tornou pública a ida ao Kashima Antlers. O Red Bull Bragantino trata o caso como "pedido de demissão público", por isso exige o recebimento da multa. Via advogado, Zago afirma que acertou o pagamento ainda no dia 27 de dezembro, dia em que solicitou o rompimento com o clube. O UOL Esporte apurou que o valor é de R$ 3 milhões

A nota do advogado de Zago ainda alega que o Bragantino "foi totalmente informado" sobre sua negociação com o time japonês e afirma haver "várias conversas [sobre a saída] entre as partes, via Whatsapp, desde o dia 23 de dezembro". Por isso, conclui, o clube de Bragança Paulista não teria razão ao tratar "com surpresa" o anúncio do Kashima Antlers.

Ontem, o Red Bull Bragantino afirmou não ter chegado a um acordo com Zago para o pagamento da multa rescisória. O clube disse que o rompimento "estava sendo negociado, mas não foi finalizado".

"Para a nossa surpresa, recebemos o anúncio oficial do Kashima Antlers, de Zago como novo contratado do clube, com frases ditas pelo próprio técnico. Entendemos tal ato como um pedido público de demissão por parte do treinador", dizia o comunicado do clube, que terminava em termos duros. "Adotaremos todas as medidas necessárias para que as cláusulas rescisórias do contrato sejam cumpridas."

Confira o comunicado do advogado de Zago:

É com extrema surpresa que recebemos o comunicado do Red Bull Bragantino, emitido nesta quinta-feira, referente ao desligamento de nosso cliente, o Sr. Antonio Carlos Zago, do clube.

Desde o início das tratativas com o Kashima Antlers, o clube foi totalmente informado de tudo o que ocorreu, inclusive com relação às possibilidades de rescisão e pagamento da multa contratual!

Existem várias conversas entre as partes, via Whatsapp, desde o dia 23 de dezembro, ou seja, antes da publicação oficial do time japonês, forma pela qual o Red Bull alega ter sido informado.

O encerramento do vínculo contratual, que terminaria em 31 de dezembro de 2.020 (conforme registro 1561612SP/13173 no BID), já foi requerido judicialmente, em 27 de dezembro de 2.019, sendo esta informação já transmitida ao Red Bull Bragantino, com o pagamento da multa constante no Contrato de Trabalho firmado entre as partes.

Apenas para ilustrar o conhecimento do Red Bull Bragantino, após o ingresso da ação, o clube foi informado e notificou o Antônio Carlos Zago, notificação essa que foi prontamente respondida.

A atitude tomada pelo Red Bull é uma forma de manchar a belíssima história construída por Antonio Carlos no clube, criando um desgaste desnecessário, alterando a verdade dos fatos!

Nós, advogados e representantes do treinador, tomaremos as devidas providências com relação a esse caso.

Reiteramos com convicção de que todos os passos desse acordo foram tomados com total respeito a todas as partes, e afirmamos que sempre agimos com total transparência e respeito.