Topo

Seleção brasileira: Jardine chama Martinelli e trio do SP para Pré-Olímpico

André Jardine, técnico da seleção olímpica, aguarda retorno da CBF para saber com quais jogadores poderá contar - Fernando Torres/CBF/Divulgação
André Jardine, técnico da seleção olímpica, aguarda retorno da CBF para saber com quais jogadores poderá contar Imagem: Fernando Torres/CBF/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/12/2019 15h30

O técnico André Jardine divulgou hoje a lista de convocados para o Pré-Olímpico. Com nomes como Reinier, Antony e Martinelli, a CBF ainda não tem certeza se poderá contar com todos os selecionados. Como o torneio não será realizado nas datas Fifa, os clubes não têm a obrigação de liberar os atletas.

A apresentação dos atletas será no dia 3 de janeiro e a preparação seguirá até o dia 15. No dia 16, a seleção embarca para a Colômbia. O torneio será disputado na Colômbia entre 18 de janeiro e 9 de fevereiro e concederá duas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

A seleção brasileira está no Grupo B e enfrentará, na primeira fase, Uruguai, Peru, Bolívia e Paraguai. O outro grupo tem Colômbia, Argentina, Chile, Equador e Venezuela.

Os dois melhores de cada grupo se classificam para um quadrangular final que decidirá a dupla que seguirá para Tóquio. A estreia do Brasil será no dia 19 contra o Peru.

CBF negocia liberação de atletas com os clubes

Ao analisar a convocação, Jardine explicou que dirigentes da CBF já procuraram os clubes para negociar a liberação dos atletas e ressaltou que a comissão técnica está preparada para realizar eventuais mudanças.

"Podem ter certeza que a gente está preparado e trabalhando com a ideia de não ficarmos preso a jogadores. A força vai ser o coletivo, a identidade. A gente sabe que nem sempre vai contar com os jogadores que quer", comentou, citando como exemplo a lesão de Lyanco, que o deixou fora da convocação.

Dos 23 da lista, 14 atuam no Brasil. O São Paulo foi o clube com a maior quantidade de convocados: além de Antony, teve também Walce e Igor Gomes.

"O Pré-Olímpico não atinge um número grande de jogos aqui no Brasil", disse Jardine. Sobre os clubes europeus, o otimismo é menor: "Ainda acreditamos que estejam pensando"

Confira a lista completa

Goleiros

Cleiton - Atlético-MG
Ivan - Ponte Preta
Phelipe - Grêmio

Laterais

Emerson - Betis
Guga - Atlético-MG
Ayrton Lucas - Spartak Moscou
Caio Henrique - Fluminense

Zagueiros

Gabriel - Lille
Ibañez - Atalanta
Robson Bambu - Athletico-PR
Walce - São Paulo

Meio-campo

Bruno Guimarães - Athletico-PR
Douglas Luiz - Aston Villa
Igor Gomes - São Paulo
Matheus Henrique - Grêmio
Reinier - Flamengo
Wendel - Sporting

Atacantes

Antony - São Paulo
Gabriel Martinelli - Arsenal
Matheus Cunha - Leipzig
Paulinho - Bayer Leverkusen
Pedrinho - Corinthians
Yuri Alberto - Santos