Topo

Jardine diz "ter certeza" de que contará com Reinier no Pré-Olímpico

Reinier comemora gol do Flamengo sobre o Bahia pelo Brasileirão 2019 -  ALEXANDRE DURÃO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Reinier comemora gol do Flamengo sobre o Bahia pelo Brasileirão 2019 Imagem: ALEXANDRE DURÃO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

16/12/2019 16h12

Enquanto a CBF depende que clubes liberem os atletas convocados para a seleção sub-23 que disputará o Pré-Olímpico na Colômbia, entre janeiro e fevereiro de 2020, o técnico André Jardine vê com otimismo a possibilidade de contar com ao menos um deles: o meia Reinier, do Flamengo.

"A gente tem certeza que o Reinier estará presente. Perderá talvez o início do Estadual, mas esperamos que o clube entenda a importância de disputar um Pré-Olímpico", declarou o treinador na tarde de hoje, no auditório da CBF, após divulgar a lista com os 23 nomes escolhidos para o torneio.

Como o Pré-Olímpico não consta em data Fifa, os clubes não têm a obrigação de liberar os atletas para participarem da competição.

O ex-jogador Branco, atual coordenador das categorias de base da CBF, adiantou que houve uma conversa prévia com os clubes antes da divulgação da lista. Na visão de Jardine, os europeus são os que mais preocupam, por estarem em meio à temporada.

"O Pré-Olímpico não atinge um número grande de jogos aqui no Brasil", disse o treinador. Apesar disso, ele disse que a comissão conta com a possibilidade de ter de convocar outros nomes.

Os novatos

Jardine dedicou algumas palavras aos jogadores que não constaram em convocações anteriores. Além de Reinier, os novatos foram Gabriel, Robson Bambu, Igor Gomes e Yuri Alberto.

Sem se firmar no elenco profissional do Santos, Yuri Alberto foi descrito por Jardine como "a maior surpresa" da lista.

"Talvez tenha sido a maior surpresa para a imprensa, mas é o capitao da nossa seleção sub-20, é o segundo atleta com mais jogos na seleção brasileira. A gente tem convicção no potencial que tem. Temos certeza que ele tem um futuro brilhante, inclusive dentro da seleção", declarou.

O técnico também falou sobre a convocação de Igor Gomes, com quem já trabalhou anteriormente no São Paulo.

"É um jogador que eu não me cobrava tanto para trazer antes porque eu conhecia bem, eu queria testar outros que eu não conhecia tanto. Mas agora, no Pré-Olímpico, entendo estar fazendo justiça a um grande jogador"

Os atletas devem se apresentar no dia 3 de janeiro e a preparação seguirá até o dia 15. No dia 16, a seleção embarca para a Colômbia.

O torneio será entre 18 de janeiro de 9 de fevereiro e definirá as duas vagas de países da América do Sul que disputarão os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

A seleção brasileira está no Grupo B e enfrentará, na primeira fase, Uruguai, Peru, Bolívia e Paraguai. A estreia do Brasil será no dia 19 contra o Peru.