PUBLICIDADE
Topo

Futebol


Botafogo acerta defesa, salta na tabela e afasta fantasma da Série B

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/11/2019 04h00

Com a chegada de Alberto Valentim, o Botafogo passou a utilizar time com jogadores com maior pegada. Ofensivamente pouco mudou, mas a defesa tem muito o que comemorar. Nos últimos quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, o time levou apenas um gol, o que foi fundamental para o Alvinegro conquistar três vitórias e dar um salto na tabela de classificação.

Mais que isso. Com os nove pontos conquistados, o Botafogo chegou aos 42 e afastou para longe o fantasma do rebaixamento. Ainda é necessário conquistar mais alguns pontos para não precisar depender de outros resultados, mas a situação ficou bastante confortável após triunfo sobre a Chapecoense.

A média nesses últimos quatro jogos é de apenas 0,25 gol sofrido por partida. Nos outros 31 jogos restantes, a média é de 1,29. Ou seja, o Botafogo certamente teria sofrido um gol nessas partidas em que venceu por placar mínimo —contra Goiás e Chapecoense—, mudando o resultado final.

Em dois desses jogos, Marcelo foi titular na vaga de Carli, que cumpriu suspensão contra o Corinthians e foi barrado contra a Chapecoense. Curiosamente, o Alvinegro não levou gols nesses duelos. Alberto Valentim elogia seus jogadores, mas ressalta o bom desempenho de toda a equipe.

"O Marcelo vinha bem, consegui repetir a escalação pela primeira vez, o que é importante. Carli é líder desse time, nosso capitão, ajudou muito em estar perto dos companheiros, fez uma cobrança positiva. Vamos precisar de todos, o grupo está todo pronto para ajudar", disse Valentim.

O Botafogo chegou aos 42 pontos, pulou para a 13ª posição e vê a distância para a zona de rebaixamento chegar a seis pontos. Praticamente livre de possibilidade de queda, o Alvinegro volta a campo no sábado, quando receberá o Internacional, no Nilton Santos.

Futebol