Topo

Substituto de Jesus no Fla foi lateral modesto que começou nos "Pelezinhos"

Auxiliar de Jorge Jesus no Flamengo, João de Deus corre ao lado dos jogadores no Ninho do Urubu - Alexandre Vidal/Flamengo
Auxiliar de Jorge Jesus no Flamengo, João de Deus corre ao lado dos jogadores no Ninho do Urubu Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Suspenso pelo 3º cartão amarelo, Jorge Jesus não comanda o Fla contra o Bahia
  • O técnico será substituído por João de Deus, seu auxiliar e homem de confiança
  • João de Deus foi lateral, sem muito êxito. Começou a jogar no time "Os Pelezinhos" (POR)
  • O treinaodr fortaleceu amizade com Jesus no Sporting. Foi auxiliar do técnico no Al-Hilal (SAU)

Fiel escudeiro de Jorge Jesus no Flamengo, o auxiliar João de Deus terá a chance de ver um Maracanã lotado aos seus pés amanhã (10), às 18h, quando a equipe encara o Bahia, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o "Mister" estará fora de combate. Natural, então, que passasse ao seu homem de confiança a missão de conduzir o Fla na busca de mais uma vitória. Próximo de Jesus desde que dirigiu o Sporting B (Jesus comandava a equipe principal na época), João de Deus foi um lateral esquerdo sem muito brilho no futebol lusitano. Natural de Setúbal, começou a dar os primeiros chutes no clube "Os Pelezinhos", que se dedica à formação de jovens e homenageia o "Rei do Futebol" em seu nome.

De lá, o agora rubro-negro passou pelos modestos Vitória de Setúbal, Barreirense, Lusitano Évora, Estoril, Seixal e Desportivo Beja. Ao pendurar as chuteiras, trabalhou como preparador físico até assumir a seleção de Cabo Verde e passar por clubes menores de seu país.

João de Deus orienta jogadores do Flamengo em treino no Ninho do Urubu - Alexandre Vidal/Flamengo
João de Deus orienta jogadores do Flamengo em treino no Ninho do Urubu
Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Convidado para dirigir o Sporting B, fortaleceu os laços com Jesus e seguiu o profissional para ser seu auxiliar direto no Al-Hilal, da Arábia Saudita. A parceria evoluiu e agora tem um novo capítulo, pelo Flamengo.

O profissional tem papel importante no dia a dia rubro-negro. Braço direito de Jesus, ele conversa muito individualmente com atletas, passa instruções de forma separada, e treina a equipe reserva da mesma forma que os titulares são orientados. Atua na preparação de treino e na análise de rivais.

Sob os holofotes, caberá ao assistente devolver a derrota sofrida para o Bahia, time responsável pela última derrota rubro-negra no ano. Para seguir firme na corrida pelo título, João de Deus tentará seguir os passos do mestre.

Mudança também no campo

Assim como o comandante, Rafinha também está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e dará lugar a Rodinei. Sem Arrascaeta, ainda em recuperação de uma entorse no joelho esquerdo, Vitinho e Rodinei surgem como alternativas. Até a tarde de ontem, 59 mil ingressos haviam sido comercializados para a partida.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Flamengo