Topo

Botafogo

Campeonato Carioca muda fórmula de disputa para a temporada 2020

Flamengo foi o campeão do Campeonato Carioca deste ano - Thiago Ribeiro/AGIF
Flamengo foi o campeão do Campeonato Carioca deste ano Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

21/10/2019 18h22

O Conselho Arbitral da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) definiu, hoje (21), que o Campeonato Carioca terá um novo regulamento na edição de 2020. A competição terá modo de disputa com turno e returno e, caso necessário, uma final entre os vencedores. Se um clube vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio, será o campeão se nenhum outro clube somar mais pontos que ele na classificação geral.

Vale salientar que a competição pode ter 15 ou 17 datas e, neste segundo caso, teria uma data a mais que o indicado pelo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos Estaduais.

A fórmula é similar a que já foi adotada em anos anteriores pela própria Ferj. Desta forma, o campeonato terá 15 datas, se o mesmo clube levar os dois turnos e for campeão, ou 17, se houver a necessidade de final, que será disputada em duas partidas.

Serão 12 clubes participantes, dividido em dois grupos. Tanto Taça Guanabara como Taça Rio terão semifinais e finais em jogo único. Se um mesmo clube conquistar os dois turnos, mas um outro tiver pontuação maior na classificação geral, uma final em dois confrontos será realizada entre eles. A vantagem na decisão será para o clube que venceu os turnos.

O regulamento foi aprovado por maioria. Mario Bittencourt, presidente do Fluminense e que esteve presente à reunião, sugeriu um Campeonato Carioca com 16 datas, tendo uma final em jogo único independentemente de um clube vencer os dois turnos. Caso isso acontecesse, enfrentaria o clube de melhor pontuação na classificação geral.

Botafogo