Topo

Carioca - 2019

Presidente da Ferj revela proposta para acabar com semifinais do Carioca

Troféu do Campeonato Carioca 2019 nas mãos dos jogadores do Flamengo - Alexandre Vidal / Flamengo
Troféu do Campeonato Carioca 2019 nas mãos dos jogadores do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, em São Paulo

06/09/2019 19h40

Rubens Lopes, presidente da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) revelou hoje (6) que a entidade gostaria de acabar com as semifinais do Campeonato Carioca, de modo que os campeões da Taça Guanabara e da Taça Rio se enfrentem diretamente na final do estadual. No entanto, a decisão caberá aos clubes.

"Nós estamos conversando, principalmente com os quatro clubes [Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco], e entendemos que há uma necessidade de um ajuste para a forma do campeonato. Nós entendemos que as semifinais do campeonato não devem acontecer", contou ele, em entrevista à Fox.

"A nossa ideia é que o clube que ganhou a Taça Guanabara e o clube que ganhou a Taça Rio façam a final. E se o mesmo clube ganhar as duas taças, será declarado campeão carioca automaticamente. Esta é uma proposta, mas nós dependemos do entendimento dos clubes. São eles que decidem", explicou Lopes.

O presidente fez questão de dizer que o criticado formato atual teria sido um pedido da televisão. "A crítica ao campeonato foi muito intensa nos últimos anos. Quero deixar claro que quem pediu, falou e gostou que existisse final foi a televisão. E eu preciso de duas finais, ora, então preciso ter semifinal por questão de calendário", disse.

Ao se referir ao futebol nacional, e não apenas ao torneio carioca, Rubens Lopes disse estar preocupado com o fluxo de caixa dos clubes da primeira divisão nacional em função da nova distribuição de cotas de televisão. Ele ainda citou o caso do Figueirense e alertou para o risco de times em greve na Série A do Campeonato Brasileiro.

"Eu tenho uma preocupação muito grande se este campeonato da Série A pode sofrer interrupção. Existem atletas falando em greve de advertência, pensamento de greve. O caso do Figueirense pode gerar uma epidemia. O problema não é tão simples. Urge uma reunião de clubes com a grande fonte de recursos, que é a televisão, e da própria CBF, que eu entendo que não pode ficar insensível a um problema grave que afeta sua competição sobremaneira", concluiu Rubens Lopes.