Topo

Garoto de 20 anos vira peça-chave no meio campo do Cruzeiro: "um monstro"

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

17/10/2019 04h00

A vitória do Cruzeiro de 1 a 0 contra o São Paulo marcou mais uma boa atuação do volante Éderson. Aos 20 anos, o garoto vem consolidando seu ótimo momento individual ao barrar jogadores como Ariel Cabral e Jadson e se firmar como companheiro do capitão Henrique no meio campo celeste. Na partida de ontem (16), no Mineirão, sua apresentação fez Abel Braga não economizar na hora de elogiar o garoto, com direito a alcunha de monstro e perspectiva de um futuro vestindo a camisa da seleção brasileira.

"20 anos, ele é um monstro. Ele parece que entra meio duvidoso, como se tivesse dúvida de alguma coisa. Aí daqui a pouco ele entra no jogo, aparece na cara do goleiro, dá uma assistência para o David, para o Thiago e o Fred. Ele ainda vai disputar uma Olimpíada. Foi no limite, jogou o último jogo com uma pequena dor e hoje atuou até a morte. Temos muitos meninos aí. É um garoto que está se destacando no meio dos experientes. Ele merece vestir a amarela, é muito moderno", elogiou Abel Braga.

Apesar da pouca idade, Éderson já mostra eficiência na marcação e também chama atenção ao subir para o ataque. O volante foi promovido ao elenco principal ainda com o técnico Mano Menezes, ganhando suas primeiras oportunidades no ano passado. Enquanto teve os xarás Lucas Silva e Romero como concorrentes, Éderson jogou pouco no time. A sequência só veio recentemente, com a chegada de Rogério Ceni, e continua agora sob o comando de Abel Braga.

Além da personalidade em campo, o jogador também já mostrou que pode chamar a responsabilidade fora das quatro linhas. No início da semana, ele foi o responsável por conceder a entrevista coletiva na Toca da Raposa e assegurou que o Cruzeiro irá se afastar da zona do rebaixamento em breve. Com a vitória de ontem, a primeira em nove jogos, o primeiro passo já foi dado. Agora com 25 pontos, a equipe permanece no Z-4, mas poderá deixar a degola já no próximo final de semana. No sábado, o compromisso será fora de casa, contra o Corinthians.

Cruzeiro