Topo

São Paulo

Thiago Neves marca, Cruzeiro derrota São Paulo e acaba com jejum de 9 jogos

Do UOL, em São Paulo

16/10/2019 22h53

O Cruzeiro acabou com um incômodo jejum e ganhou fôlego na briga para se afastar da zona do rebaixamento. Em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, hoje (16), no Mineirão, em Belo Horizonte, o time da casa derrotou o São Paulo por 1 a 0. Esse foi o primeiro triunfo da Raposa após nove partidas, já o técnico Fernando Diniz sofreu o seu primeiro revés no cargo (tinha duas vitórias e dois empates). O gol foi marcado por Thiago Neves, no segundo tempo.

Mesmo com o triunfo, o Cruzeiro permanece entre os últimos colocados na classificação. A equipe mineira chegou a 25 pontos. Já os paulistas se mantêm com 43, na disputa por uma vaga na Copa Libertadores. Na próxima rodada, os tricolores vão enfrentar o Avaí, no domingo, no Morumbi. Os mineiros enfrentam o Corinthians, na Arena, no sábado.

Depois de um primeiro tempo truncado e com poucas oportunidades, as equipes criaram mais na etapa final. Thiago Neves, responsável pela maior parte das jogadas do Cruzeiro, fez o seu de cabeça aos 12 minutos. Na sequência, o time mineiro administrou a vantagem.

Esforço por Daniel Alves

O São Paulo montou esquema especial para que Fernando Diniz pudesse escalar Daniel Alves na partida de hoje. Como o camisa 10 havia defendido a seleção brasileira em Cingapura, o Tricolor paulista tinha estudado até a possibilidade de agendar um voo para adiantar o retorno do atleta ao Brasil - que estava previsto inicialmente para acontecer ontem (15). O lateral direito chegou na segunda-feira (14), e foi para Belo Horizonte um pouco mais tarde do que o restante da delegação, para ter mais tempo para se recuperar.

200 vezes Reinaldo

O lateral esquerdo vive um dos melhores momentos de sua carreira. O jogador completou hoje a sua partida de número 200 pelo São Paulo. De quebra, ele é o vice-artilheiro do time na temporada com seis gols - atrás apenas de Pablo - e o maior assistente (quatro passes para tentos). Coincidentemente, ele renovou o seu contrato com o clube até dezembro de 2021. No entanto, no jogo de hoje, ele teve um desempenho abaixo do esperado, recebeu o cartão amarelo e está fora do confronto com o Avaí.

Cronologia do jogo

O equilíbrio predominou no primeiro tempo. Apesar da disposição, faltava objetividade aos jogadores das duas equipes. Poucas finalizações e erros de passe irritavam os treinadores e os torcedores. O Cruzeiro arriscou a primeira vez com Egídio, aos 26 minutos. Já o Tricolor só chegou ao gol com Tchê Tchê aos 35. A melhor chance na etapa inicial foi desperdiçada por Pato, que bateu fraco para a defesa de Fábio.

Desde o início do segundo tempo, os anfitriões estavam mais organizados. Ainda no primeiro minuto, Volpi precisou trabalhar após chute de Thiago Neves. A equipe da casa pressionou mais até que o mesmo Thiago Neves, após cruzamento de Marquinhos Gabriel, marcasse de cabeça.

Quem foi bem do Cruzeiro

Thiago Neves chamou a responsabilidade e buscou o jogo. Criou e foi premiado ao balançar as redes.

Quem foi bem do São Paulo

Em um time apático e sem alternativas, Tiago Volpi foi quem menos errou. O goleiro fez uma grande defesa na abertura do segundo tempo e não teve culpa no gol de Thiago Neves, que cabeceou sozinho na área. Arboleda e Bruno Alves também tiveram bons momentos, mas com alguns sustos na saída de bola.

Quem foi mal do Cruzeiro

Robinho deixou a desejar. Não deu sequência às jogadas, segurou muito a bola e tomou decisões erradas. Não por acaso, foi substituído no intervalo.

Quem foi mal do São Paulo

Antony apareceu bastante no jogo, mas sempre longe do gol adversário e sem qualquer protagonismo. Foi o são-paulino que mais desperdiçou a posse de bola (18 vezes), e levou a pior no duelo individual com Egídio. De modo geral, cometeu muitos erros.

O desempenho do Cruzeiro

Nervosos, os donos da casa se atrapalhavam na hora de dar o último passe ou concluir alguma jogada. A equipe insistiu muito nas jogadas pelo meio e não soube aproveitar os vacilos do Tricolor. Na segunda etapa, com a saída de Robinho, o time passou a ser objetivo e criou mais. Logo de cara, o Cruzeiro deu trabalho para Tiago Volpi, que nada pôde fazer no gol de Thiago Neves.

O desempenho do São Paulo

O time colocou em prática o estilo de Fernando Diniz e tocou a bola desde o campo de defesa. Em alguns momentos, a equipe falhou no passe e deu alguns sustos. O Tricolor mostrou dificuldade e lentidão para ir ao ataque. No segundo tempo, Diniz tentou mexer na formação ao trocar Juanfran por Vítor Bueno. A produção não melhorou e o time permitiu que o adversário chegasse mais.

Ficha técnica

Cruzeiro x São Paulo

Data: 16 de outubro de 2019, quarta-feira
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Competição: Campeonato Brasileiro, 26ª rodada
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos de GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Cartões amarelos: Reinaldo e Daniel Alves (São Paulo); Fred e David (Cruzeiro)
Gol: Thiago Neves aos 12 minutos do 2º tempo.

Cruzeiro: Fábio; Edílson, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Éderson (Jadson); Thiago Neves, Robinho (Marquinhos Gabriel), David (Ariel Cabral); Fred. Técnico: Abel Braga.

São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran (Vítor Bueno), Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Liziero); Tchê Tchê, Daniel Alves, Hernanes (Igor Gomes) e Antony; Alexandre Pato. Técnico: Fernando Diniz.

São Paulo