Topo

São Paulo

Como São Paulo mostrou "cara de Diniz" em 1ª vitória após semana de treinos

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

06/10/2019 04h00

O São Paulo não conseguiu manter o seu ritmo durante os 90 minutos na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, treinado por Rogério Ceni. Ainda assim, durante parte do confronto de ontem (5), no Pacaembu, o time já mostrou a cara de Fernando Diniz. Depois de uma semana de trabalho à frente da equipe, o treinador já mudou bastante o padrão tático em relação à equipe montada por Cuca. Marcação pressão sobre o adversário e muito toque de bola foram a tônica do Tricolor paulista.

A receita de Diniz para moldar o time em tão pouco tempo pode estar no ritmo puxado nos treinos aplicados na última semana e nos vídeos exibidos para estudar o adversário. Agora, a equipe tem mais dois dias de trabalho, provavelmente pela manhã e sem a presença da imprensa, antes do duelo com o Bahia, fora de casa, na quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de não ter tanto tempo para transmitir a sua filosofia de jogo, o treinador acredita que em breve poderá ver a equipe não oscilar tanto durante os jogos para brigar por uma vaga na Copa Libertadores.

"Fiquei muito satisfeito no geral. Os jogadores têm muita qualidade, inteligentes e vencedores. Meu trabalho foi muito facilitado pelos jogadores, pela vontade que eles estão de fazer as coisas", disse Diniz.

"Antes o time prezava por marcação individual. Agora prezamos mais por posicionamento, marcação intensa. O futebol mudou nos últimos anos, qualquer equipe pode te complicar durante um jogo, e o trabalho do Diniz faz com que você consiga fazer essa leitura da partida, consiga melhorar e dar um passo à frente", afirmou Daniel Alves.

Reencontro com Rogério Ceni

Rogério Ceni - José Eduardo Martins/UOL Esporte - José Eduardo Martins/UOL Esporte
Torcida fez festa para Rogério Ceni no Pacaembu
Imagem: José Eduardo Martins/UOL Esporte

A partida de ontem, no Pacaembu, proporcionou um reencontro especial. Pela primeira vez na vida, Rogério Ceni enfrentou o São Paulo na capital paulista. Antes de a bola rolar no Pacaembu, a torcida gritou o nome e exibiu bandeirões com a imagem do treinador do Fortaleza. O ex-goleiro, que agradeceu o carinho dos fãs, destacou também o trabalho de Fernando Diniz.

"Sou grato de ainda trabalhar com futebol e depois de quatro anos ter saído do São Paulo como atleta e ser recebido com tanto carinho. Fico extremamente feliz. Gosto muito do Fernando Diniz, acho que ele tem um estilo marcante. Ele tem pouco tempo de São Paulo. Deve melhorar ainda mais", disse Ceni.

Abelhas roubam a cena no Pacaembu

Não foi só Rogério Ceni que chamou a atenção no Pacaembu. A partida de ontem teve de ser interrompida durante o primeiro tempo por causa de um enxame de abelhas na bandeira de escanteio. Jadson, do Fortaleza, foi destemido e tirou o equipamento do local. A atitude corajosa do atleta rendeu aplausos da torcida.

Quem desfalca, dúvidas e quem está pendurado para o jogo com o Bahia

Fernando Diniz não vai contar com Daniel Alves e Antony, que foram convocados pela seleção brasileira. Além da dupla, Arboleda vai cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo na competição. Everton (lesão no joelho esquerdo) e Rojas (cirurgia no joelho direito) estão vetados pelo departamento médico. Já Alexandre Pato (em transição para o campo), Toró (lesão muscular) e Raniel (indisposição) são dúvidas.

Por fim, o time tem como pendurados com dois cartões amarelos Reinaldo, Liziero, Anderson Martins, Luan, Raniel e Igor Gomes. Pablo, que foi advertido ontem, completa a lista.

O que pode ser bom e ruim no São Paulo com a "cara de Diniz"

Resultado parcial

Total de 1058 votos
6,81%
33,55%
18,62%
17,01%
24,01%

Opinião dos blogueiros

PVC

Ponto para Fernando Diniz que montou um time que tentou se impor ao adversário e foi melhor em todos os fundamentos. Fernando Diniz dá sinais de que deseja um time mais organizado e que trabalhe a bola.

Menon

Daniel Alves fez sua melhor partida pelo São Paulo. Comandou o time na vitória sofrida sobre o Fortaleza, de Rogério Ceni. Deu o passe para o primeiro gol, cabeçada de Pablo. E outros três grandes passes que não foram aproveitados.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Arboleda não está entre os pendurados do time com dois cartões amarelos, como informado anteriormente pela reportagem. O jogador recebeu o terceiro cartão na partida de sábado (5) contra o Fortaleza e está suspenso do próximo jogo.

São Paulo