Topo

Conmebol revela conversas entre Pitana e VAR em gols anulados do Fla

Conmebol revela conversas entre árbitro e VAR em gols anulados do Flamengo - Reprodução
Conmebol revela conversas entre árbitro e VAR em gols anulados do Flamengo Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/10/2019 17h26Atualizada em 04/10/2019 17h57

A Conmebol divulgou, hoje (4), os diálogos entre os árbitros na partida entre Grêmio e Flamengo, na Arena do Grêmio, no primeiro confronto válido pela semifinal da Libertadores. Na partida, que aconteceu na última quarta-feira, o time rubro-negro teve três gols anulados - dois por impedimento de Gabigol e um por uma falta de Gabigol no lance em que Everton Ribeiro completa para a rede.

No primeiro gol anulado, os árbitros presentes à cabine apontaram ao argentino Néstor Pitana o empurrão de Gabigol em Kannemann momentos antes de a bola ser cruzada. O lance continua, o goleiro Paulo Victor espalma e Everton Ribeiro faz o que seria o gol que abriria o placar.

O vídeo que mostra a movimentação na cabine antes de anular o segundo gol, o que gerou mais polêmica. Os árbitros paralisaram a imagem no momento em que Bruno Henrique aciona Gabigol e, de acordo com a linha, o atacante do Flamengo estaria um pouco à frente.

O impedimento volta a ser assinalado um outra vez, agora no segundo tempo, quando Gabigol completa cruzamento da direita. Cabine alegou que "corpo [do atacante] claramente adiantado".

VAR indicou vermelho em lance de pisão em Gerson

A arbitragem de vídeo indicou, ainda no primeiro tempo, a expulsão de Michel, do Grêmio, após pisão no meia Gerson em uma disputa de bola. Pitana foi chamado ao monitor e, depois de analisar o lance, aplicou o cartão amarelo. A alegação do argentino era de que o calcanhar do volante tricolor estava apoiado no chão.

Dirigente contesta decisão do árbitro

Pouco após a divulgação dos diálogos, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, contestou a decisão do árbitro em relação à decisão do segundo gol anulado - por impedimento de Gabigol, no primeiro tempo.

"Impedimento onde?", publicou o dirigente em uma rede social. A mensagem foi acompanhada de parte do vídeo da Conmebol.