Topo

Como a volta de Geromel anima o Grêmio para Brasileiro e Libertadores

Pedro Geromel retoma treinamentos com o Grêmio após lesão muscular - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Pedro Geromel retoma treinamentos com o Grêmio após lesão muscular Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/10/2019 04h00

Pedro Geromel está de volta. O zagueiro retomou atividades normais com o elenco do Grêmio após uma lesão muscular que o afasta dos gramados desde o início de setembro. Contar com ele anima o time de Renato Gaúcho e pode ter influência no Brasileiro e na Libertadores.

Geromel atuou pela última vez no dia 8 de setembro, contra o Cruzeiro. Depois teve diagnosticada uma lesão muscular no adutor da coxa direita e a recuperação virou rotina. De fora, viu o Tricolor empatar com o Flamengo o jogo de ida da semifinal da Libertadores, na Arena.

Mas a perspectiva de retorno cria um novo cenário. Ainda que o substituto, David Braz, tenha feito boas partidas, Pedro Geromel tem melhor entrosamento com o parceiro de zaga, Kannemann, e o goleiro Paulo Victor. O próprio técnico Renato Gaúcho concordou com isso após o jogo pela competição continental.

"Infelizmente, a gente perdeu o Geromel. O David vem muito bem, mas o entrosamento é diferente", disse.

O Grêmio considera que o regresso não tenha efeito apenas no centro da zaga. Com capacidade de leitura de jogo e posicionamento, ele ainda é considerado apoio para o lateral que ocupar o lado direito. Galhardo tem sido o escolhido na ausência de Leonardo Gomes, mas Léo Moura, também recuperado de lesão, já voltou a atuar.

Com Geromel, o setor ficaria melhor protegido e suportaria um jogador mais ofensivo, como Léo Moura, sob a ótica gremista.

O zagueiro de 34 anos poderá ganhar ritmo pelo Brasileiro, evoluir junto ao setor defensivo e garantir solidez na equipe que ainda briga para se solidificar na zona de classificação para a próxima Libertadores. Além disso, qualifica a equipe independente de preservações. Contra o Fluminense, a dupla de zaga foi formada por Paulo Miranda e Rodrigues, por exemplo.

A participação no jogo contra o Corinthians, sábado, dependerá do treinamento de hoje. Conforme se comportar, Geromel poderá ao menos ser relacionado e iniciar o processo para estar 100% o quanto antes.