Topo

Mano supera arrancada de Felipão que levou Palmeiras a título do Brasileiro

Mano Menezes levou o Palmeiras a cinco vitórias seguidas; no último jogo, o time empatou com o Inter - DIEGO VARA/REUTERS
Mano Menezes levou o Palmeiras a cinco vitórias seguidas; no último jogo, o time empatou com o Inter Imagem: DIEGO VARA/REUTERS

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

04/10/2019 04h00

O Palmeiras mantém viva a caça ao Flamengo no Brasileirão na busca por mais um título nacional. O time paulista, que está a três pontos do rival, conseguiu alcançar tal posição por meio de uma arrancada sob o comando de Mano Menezes.

Com 16 pontos conquistados em 18 possíveis, o treinador supera o início de trabalho do antecessor Luiz Felipe Scolari, que obteve 14 pontos nas seis primeiras partidas à frente da equipe alviverde no Campeonato Brasileiro do ano passado.

Na sequência, Felipão levou o Palmeiras a uma série histórica, responsável pela recuperação impressionante. O treinador assumiu o time na 17ª rodada e não perdeu nenhum confronto até o fim da competição - foram 16 triunfos e seis empates.

Mano assumiu o Palmeiras depois da derrota para o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã. Mais consistente, a equipe emendou cinco vitórias consecutivas, contra Goiás, Fluminense, Cruzeiro, Fortaleza e CSA. Na última rodada, os palmeirenses empataram por 1 a 1 com o Inter no Beira-Rio.

Já Felipão herdou o Palmeiras treinado por Roger Machado, cuja demissão aconteceu após um revés para o Fluminense por 1 a 0, no Maracanã. No jogo seguinte, o time paulista foi comandado pelo interino Wesley Carvalho.

Felipão reestreou pelo clube com empate sem gols com o América-MG fora de casa, mas depois obteve três triunfos seguidos, diante de Vasco, Vitória e Botafogo. Na sequência, ficou no 0 a 0 com o Inter em Porto Alegre. No sexto jogo, derrotou a Chapecoense por 2 a 1, na Arena Condá. Em meio à campanha no Brasileirão, ainda bateu o Cerro Porteño por 2 a 0 no Paraguai, pela partida de ida das oitavas da Libertadores.

O Palmeiras de Mano só tem o Brasileirão pela frente até o fim da temporada. No ano passado, a equipe se dividiu entre os jogos do campeonato nacional e da Libertadores, além da Copa do Brasil - nas duas competições, a equipe foi eliminada na semifinal. Somente na 33ª rodada é que o Campeonato Brasileiro passou a ser o único torneio em disputa.

Mano Menezes comandará o seu sétimo jogo como técnico do Palmeiras no próximo domingo (6), diante do Atlético-MG, no Allianz Parque - a equipe alviverde tem 46 pontos. O duelo válido pela 23ª rodada terá início às 16h (de Brasília). Já o líder Flamengo, que soma 49 pontos, enfrenta a Chapecoense fora de casa no mesmo dia, mas às 11h.

Palmeiras