Topo

Vasco entrega camisa à baixista do Iron Maiden e reaquece "laços" com banda

Baixista Steve Harris, do Iron Maiden, com a camisa personalizada que ganhou do Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Baixista Steve Harris, do Iron Maiden, com a camisa personalizada que ganhou do Vasco Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/10/2019 22h00

O Rock In Rio receberá hoje (4) uma das bandas com maior número de fãs espalhados pelo mundo inteiro: os ingleses do Iron Maiden. Já no Rio de Janeiro, o baixista Steve Harris ganhou uma camisa personalizada do Vasco e o gesto reaqueceu um "laço" antigo entre o clube e os músicos que começou no fim da década de 80.

Bandeirão da organizada "Força Jovem do Vasco" no antigo Maracanã: mascote Eddie, do Iron Maiden - Site oficial da Força Jovem
Bandeirão da organizada "Força Jovem do Vasco" no antigo Maracanã: mascote Eddie, do Iron Maiden
Imagem: Site oficial da Força Jovem

Em 1989, a "Força Jovem", maior organizada do clube, adotou o mascote Eddie, figura presente nos shows e discos do grupo, em seus uniformes e bandeiras, fruto dos primeiros líderes que eram fãs da banda. A figura tornou-se um símbolo da torcida por anos a fios.

Na final da Copa João Havelange de 2000, os integrantes da banda estiveram presentes no Maracanã para acompanhar o título brasileiro do Cruzmaltino. Na ocasião, Steve Harris vestia a camisa da organizada.

O baixista, aliás, possui uma flâmula do clube como decoração de uma de suas casas e, em 2016, em um show no Rio, foi presenteado por torcedores vascaínos com uma placa que continha a frase: "The greatest team in Brazil salutes the greatest band in the world" (o maior time do Brasil saúda a maior banda do mundo).

"O Steve Harris nos encontrou num local reservado do backstage. O restante da banda não havia chegado ainda. O cara adorou e agradeceu. O incrível é que todos do staff do Maiden conhecem o Vasco e curtem essa relação. Fomos muitíssimos bem tratados", disse ao UOL Esporte, na ocasião, Rodrigo Melo, um dos vascaínos responsáveis pela homenagem.

Placa ao Iron Maiden com a frase em inglês "o maior time do Brasil saúda a maior banda do mundo" - Arquivo Pessoal
Placa ao Iron Maiden com a frase em inglês "o maior time do Brasil saúda a maior banda do mundo"
Imagem: Arquivo Pessoal

Reconhecimento do Iron Maiden

Como reconhecimento pelas seguidas homenagens, o Iron Maiden, em visita ao Brasil para a divulgação do álbum \"The X-Factor\", presenteou a torcida com uma miniatura do Eddie em uma cadeira elétrica. A miniatura vinha sendo usada nos shows.

Vale lembrar que a Força Jovem do Vasco - hoje suspensa dos estádios pelo Ministério Público - é a única organizada do mundo autorizada pelo Iron Maiden a usar imagens da banda.

Fenômeno "Vasco" nas redes sociais do Iron

Torcedores vascaínos "invadem" perfil do Iron Maiden com comentários "Vasco" - Reprodução / Twitter
Torcedores vascaínos "invadem" perfil do Iron Maiden com comentários "Vasco"
Imagem: Reprodução / Twitter

A proximidade do show do Iron Maiden no Rock in Rio também despertou um "fenômeno" já muito conhecido desde o início do ano nas redes sociais: os comentários com a palavra "Vasco".

Isto aconteceu em uma postagem da banda informando um link para transmissão ao vivo do show no Rio de Janeiro.

Até mesmo o perfil oficial do clube deixou o seu "Vasco" nos comentários, assim como o ex-vice-presidente de marketing cruzmaltino, Bruno Maia, e outros funcionários da agremiação.

Muitos vascaínos se mobilizam para comparecerem ao Rock in Rio hoje (4) com a camisa do Vasco ou da organizada Força Jovem numa forma de unir as duas paixões.

O Iron Maiden deverá entrar no Palco Mundo por volta das 21h30 (horário de Brasília).

O dia do heavy metal ainda terá como shows principais Scorpions, Helloween e Sepultura.