Topo

São Paulo

São Paulo tem melhor defesa como visitante desde Brasileirão de 2007

Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

23/09/2019 04h00

Um dos pontos fortes do São Paulo de 2019 é o sistema defensivo, e isso pode ser visto nos números deste Campeonato Brasileiro. Além de ser uma das equipes que menos tomou gols nesta edição do principal torneio nacional, há um marco positivo na história do clube: o time comandado por Cuca é o menos vazado atuando como visitante desde 2007, quando o São Paulo conquistou o pentacampeonato.

São oito os gols tomados como visitante ao longo de dez partidas, o que faz com que a equipe tenha uma marca expressiva de menos de um gol sofrido por jogo em disputas na casa dos adversários.

O grupo atual do tricolor paulista está empatado também com a campanha de 2013, que, curiosamente, conseguiu manter um excelente desempenho defensivo mesmo brigando para se manter na Série A por boa parte do ano. A diferença é que naquele ano o São Paulo tomou três gols em uma partida - contra o Vitória -, algo que ainda não aconteceu nesta edição.

Se comparada às edições de 2014 e 2008, quando o time foi vice e campeão, respectivamente, a defesa atual tem rendimento melhor como visitante. A campanha vitoriosa de 2008 teve 12 gols tomados na casa do adversário, e a de 2014, 14 gols.

O desempenho positivo pode ser atribuído às boas atuações da zaga Arboleda/Bruno Alves e da solidez do goleiro Tiago Volpi, que conseguiu se firmar como titular da posição depois de algumas partidas ruins no começo da temporada.

O próximo jogo do tricolor paulista como visitante acontecerá no dia 28 de setembro, quando a defesa terá que mostrar serviço pois enfrentará o forte ataque do Flamengo, líder do torneio nacional e que já balançou as redes adversárias em 44 oportunidades.

São Paulo